Acabou. A “Estaçãozinha” que ficava perto do viaduto da Ponte São João foi destruída por um incêndio, ontem, aniversário da Revolução Constitucionalista. Quase 150 anos de história viraram um amontoado de escombros.
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), informou que a Estaçãozinha pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), órgão responsável pela sua conservação e vinculado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
A Guarda Municipal de Jundiaí afirma que, logo ao visualizar a fumaça vinda da Estaçãozinha pela Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, acionou o Corpo de Bombeiros, que se dirigiu ao local, extinguindo o incêndio. Sobre os prejuízos, o Grupamento informa que foi destruído o madeiramento do telhado, janelas e parte da parede que cedeu. A UGC lamenta o ocorrido e dará ciência ao DNIT. (foto acima e vídeo: Roberto Fernandes)
No dia de 4 de março deste ano, o Jundiaí de Antigamente, através do professor Maurício Ferreira, publicou texto sobre a “agonia e angústia de uma bela senhora de quase 150 anos”. A matéria tratava exatamente da Estaçãozinha. O texto:
Em 1870 teve início a construção da Estação Paulista de nossa cidade e até hoje esse patrimônio com valor histórico inestimável continua em pé, nossa “Estaçãozinha”(acima, em foto de 1929) como carinhosamente é chamada pelos jundiaienses remanescentes que ali embarcaram e desembarcaram. Portanto, a nossa estação ainda vive. É uma bela senhora que vive a angústia e agonia do completo abandono…
Em 1872, a linha tronco da Cia Paulista de Estradas de Ferro teve seu primeiro trecho entre Jundiaí e Campinas inaugurado. Saía da Estação da São Paulo Railway com paradas nas estações do Horto, Currupira, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Samambaia e Campinas. Em 1898, a estação que fica ao lado do viaduto São João Batista e hoje ilhada no Complexo Viário Leta-Oswaldo Bárbaro(túneis que dão acesso à Ponte São João), era usada apenas para fazer baldeação de passageiros da Paulista.



No início de 1907, a Paulista desativou a estação voltando os serviços para estação da SPR que marcava o quilômetro zero da Paulista, sendo que o trem rodava pouco mais de 800 metros e parava na “nova” estação, daí seu nome Jundiaí-Paulista.



Muito triste ver a história da ferrovia degradada em nosso Estado, com exceção de algumas cidades que conservam seus prédios e sua história. Hoje, nossa estação serve de abrigo para viciados e moradores de rua.
Fica um apelo para população jundiaiense para que se una e salve uma parte importante de nossa rica e bela história ferroviária que por interesses individuais e política equivocada na preservação do patrimônio e história e descaso no transporte de passageiros e carga, sucatearam o que era rico e belo.
MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE
QUANDO O POLICIAMENTO ERA FEITO COM FUSQUINHAS E CAVALOS
UM VERDADEIRO QUADRO DA CHARMOSA JUNDIAÍ DO FINAL DA DÉCADA DE 40
MAURÍCIO FERREIRA, O PROFESSOR QUE JÁ NASCEU COM SAUDADES
NO TEMPO EM QUE SE PEDIA UMA LIGA PARA A TELEFONISTA E VOCÊ ESPERAVA, ESPERAVA
O NATAL DEIXAVA TUDO MAIS BONITO NA JUNDIAÍ QUE NÃO EXISTE MAIS
UM PAPAI NOEL QUE DESPERTAVA AMOR OU MEDO NAS CRIANÇAS
OS 106 ANOS DO TEATRO POLYTHEAMA, VÁRIOS DELES EM RUÍNAS
RETRATO DE JUNDIAÍ DE 1910 NUM ‘ALMANACH’ RARÍSSIMO
EM 1962, A RUA CORONEL BOAVENTURA MENDES PEREIRA ERA ASSIM
PARTE DA HISTÓRIA DA ELBENA RESSURGE COM REFORMA
SOM CHARLE TINHA LPs, FITAS K7 E A CATARINA
60 ANOS DEPOIS, A BANDA DO PADRE CONTINUA FAZENDO SUCESSO
VOCÊ CONHECE A ESCOLA INDUSTRIAL?
CORINTHIANS TEVE O JUNDIAIENSE MÁRIO MILANI
FOTO E DOCUMENTOS HISTÓRICOS DE OSCAR AUGUSTO GUELLI
MARIA POLITO, DETALHES REVELADOS DE UM CRIME OCORRIDO HÁ 117 ANOS
ANTENOR SOARES GANDRA, CIDADÃO, MÉDICO E PREFEITO
HÁ MUITO TEMPO, A PRAÇA DO CORETO ERA ASSIM
PODE NÃO PARECER, MAS ESTA FOTO É DA IGREJA DA VILA ARENS
OS 50 ANOS DO VIADUTO SPERANDIO PELICIARI
UM ANJO DA GUARDA CHAMADO SOLDADO MOREIRA
UMA DOCE, SABOROSA E RECHEADA LEMBRANÇA: O FORMIGÃO
A HISTÓRIA DO PADRE CORINTIANO, O PRIMEIRO VIGÁRIO DA BARREIRA
RAUL ZOMIGNANI, O ‘ÁFRICA’, ARTISTA DE LÁPIDES E JAZIGOS
DEU PROBLEMA? DEU CONFUSÃO? CHAMA O 13!
DALMO, O JUNDIAIENSE QUE DEU O MUNDO AO SANTOS F.C
O PRATO DO DIA: SAUDADE DOS ANTIGOS RESTAURANTES
HÁ 143 ANOS, JORNAL NOTICIAVA FUGA DE ESCRAVO DE JUNDIAHY
DOMINGOS ANASTASIO, MÉDICO, MITO E SANTO
MILTON DOMINGOS, O COMENDADOR QUE ERA O CARLITOS DE JUNDIAÍ
UMA VIAGEM NO TEMPO, DE ÔNIBUS, POR UMA JUNDIAÍ QUE NÃO EXISTE MAIS
SUSTO, O SHERLOCK HOLMES DA PRAÇA PEDRO DE TOLEDO
AS NOITES DE JUNDIAÍ NOS ANOS 80, PELOS BARES DA VIDA
ZÉ CARIOCA ERA JUNDIAIENSE DA ‘GEMA’
O VALE DOS GARIBAS E O AMOR DE HÉLIO LUNARDI PELOS ANIMAIS
HISTORIADOR DIZ QUE SOLAR EXISTIA ANTES DE 1862
EM VÍDEO, UMA HOMENAGEM AOS IMIGRANTES ITALIANOS
BOLÃO, AOS 64 ANOS, CONTINUA SENDO UM CARTÃO POSTAL DE JUNDIAÍ
A PAULICÉA VIVE NO IMAGINÁRIO DOS JUNDIAIENSES COM MAIS DE 40 ANOS
DE CAPELA ATÉ CATEDRAL, BEM NO CENTRO DA CIDADE
O ITALIANO QUE INVENTOU O SABOR DE JUNDIAÍ, A TURBAÍNA
ARGOS DO TRABALHO DURO, SUCESSO, RESPEITO AOS FUNCIONÁRIOS E FALÊNCIA
DOM GABRIEL, QUASE BEATO, FOI O PRIMEIRO BISPO DE JUNDIAÍ
A PONTE TORTA, QUE FOI DOS BONDES, É VÍTIMA DOS POMBOS E VÂNDALOS
QUEM FALTA FAZ O EX-PREFEITO E PROFESSOR PEDRO FÁVARO
DOCE LEMBRANÇA DE UM PRIMEIRO DE ABRIL COM MEUS AVÓS
EM 1975 COMEÇAVA A CONSTRUÇÃO DA AVENIDA NOVE DE JULHO
NOS ANOS 1970, JUNDIAÍ COMEÇA A GANHAR SUPERMERCADOS
A PRAÇA DA BANDEIRA, NO CENTRO, VIROU TERMINAL DE ÔNIBUS
IPIRANGA E MARABÁ DAVAM GLAMOUR AO CENTRO DA CIDADE
HÁ MUITOS ANOS, OS CARNAVAIS DE JUNDIAÍ ERAM ASSIM…
A HISTÓRIA DE UM ITALIANO PASSA POR DOIS BAIRROS DE JUNDIAÍ
QUEM NÃO SE LEMBRA DO TRENZINHO DO PARQUE DA UVA?
VOCÊ SABIA QUE O LARGO SÃO JOSÉ TEVE UM BEBEDOURO?
A COISA PÚBLICA PARA UM CIDADÃO DA DÉCADA DE 1960
REGIÃO DA PRAÇA DA BANDEIRA ERA ASSIM
HOTEL DE LUIGI PETRONI FICAVA NA RUA BARÃO
VEJA COMO A PRAÇA DA BANDEIRA ERA NO FINAL DOS ANOS 1940