O ano de 2016 foi marcado por uma grande decepção do povo brasileiro com seus políticos. Com a “Lava-Jato” e seus desdobramentos tivemos a real e verdadeira dimensão do tamanho do problema de conflito entre público e privado e descuido com a coisa pública reinante no Brasil. A presidente foi impedida, seu vice assumiu e ao que tudo indica muito pouca coisa mudou na forma de se fazer política no país. Em Jundiaí, Bigardi, que ganhara as eleições prometendo mudanças, foi derrotado por Luiz Fernando Machado. Apesar de Bigardi ter feitos algumas ações importantes como um novo Plano Diretor que contou com a efetiva participação das pessoas, o aparelhamento político de Prefeitura de Jundiaí fez com que o então prefeito fosse eleito prometendo o novo, mas terminou reproduzindo o velho. Aliás, feliz ano velho, Jundiaí.

Jovem, Machado, que fora derrotado nas últimas eleições, elegeu-se com facilidade, diante de um prefeito desgastado por uma má gestão. Machado prometeu mudanças expressivas durante as eleições e tentou dar uma roupagem nova ao seu governo mudando as nomenclaturas de alguns dos principais cargos da administração municipal e falando em melhoria na gestão.

42 MIL BOLSAS DE ESTUDO EM SP

Todavia, até aqui, a mudança ficou apenas nas nomenclaturas. Parte expressiva dos secretários municipais do “novo” governo são figuras carimbadas da política jundiaiense. Assim como acontecera com Bigardi, o secretariado de Machado indica o prelúdio de um filme em branco e preto, cheios de clichês antiquados, que já foi amplamente vaiado pelo cidadão jundiaense. Uma nova forma de se fazer gestão requer novas pessoas, com novas ideias e novas práticas. Trazer para a gestão municipal um grande número de pessoas que já esteve na Prefeitura pode custar muito caro ao novo prefeito. Ele parece não ter entendido que as pessoas estão fartas da forma tradicional de se fazer política e que queremos mudança real e as pessoas não suportam mais palavras ao vento. A população clama por uma nova política. Infelizmente, não parece que é isso que irá acontecer em Jundiaí. Feliz Ano Velho.

alcadipaniRAFAEL ALCADIPANI

É jundiaiense, PhD em Administração pela Manchester Business School (Inglaterra)

 

 

 


Foto principal: Facebook Luiz Fernando Machado