Há alguns anos atrás, a FIFA criou o TAF (Tribunal de Arbitragem do Futebol), para julgar casos de litígio no futebol e que entrou em funcionamento durante a Copa do Mundo da Coréia do Sul e Japão. A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) não é favorável ao uso da expressão Tribunal, que é privativa do Poder Judiciário. Que confusão!
Agora, um esclarecimento: a expressão “Arbitragem” do TAF não é a mesma coisa da “Arbitragem” da nossa lei: esta termina em sentença, que pode ser executada no Judiciário. Felizmente, na notícia do TAF não se falava que seus membros eram árbitros, mas apenas membros.
OUTROS ARTIGOS DE EDGAR ANTONIO DE JESUS:
QUAL DOS DOIS: JUIZ OU ÁRBITRO
A ARBITRAGEM E OS USOS E COSTUMES
ARBITRAGEM E PRINCÍPIOS DE DIREITO
A ARBITRAGEM E OS CORRETORES DE IMÓVEIS
SAIBA COMO FUNCIONA A ARBITRAGEM E O TESTAMENTO
ARBITRAGEM E O GOLPE DO FALSO JUIZ
Quem se dedica com seriedade ao estudo e desenvolvimento da arbitragem no Brasil, sabe que há oportunismos de alguns com a lei. A AMB pela sua força de penetração, poderia fiscalizar o uso generalizado da expressão “Tribunal”, denunciando ao Ministério Público.
A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo), tem um Tribunal de Arbitragem para resolver questões entre advogados. Durma com um barulho desses!(foto acima: noticiasdesiao.wordpress.com)
EDGAR ANTONIO DE JESUS
Advogado e Sócio da Jesus Advogados Associados