ARTESANATOS: Saiba como ter sucesso no seu negócio

artesanato

3/12/21 – Ter sucesso no seu negócio de artesanato exige dedicação, planejamento e boas estratégias para empreender. No caso dos artesanatos, essa é uma nova maneira de encarar os negócios, visto que o tema contribui para o consumo consciente, economia criativa e respeito ao comerciante local.

Esse é um tipo de negócio inovador, onde as pessoas cada vez mais estão em busca de um produto personalizado e manufaturado.

Para você que sonha em viver de artesanato, criamos uma lista de dicas para como ter sucesso em seu negócio. Confira!

Defina o seu nicho de mercado – A definição do nicho de mercado é bem importante quando o assunto é planejamento estratégico de vendas, a partir dele, você conhece o seu público e define a persona da sua marca.

Com as informações na palma da sua mão, fica mais fácil saber quem são os potenciais clientes do seu negócio, inclusive, se atualizar acerca da técnica de artesanato escolhida.

Com os artesanatos, você pode aproveitar as datas comemorativas para vender seus produtos feitos à mão, como por exemplo, confeccionar um presente artesanal para o Natal. A partir do nicho estabelecido você já pode escolher quais peças oferecer no seu negócio.

Mantenha em dia a gestão do seu negócio de artesanato – Como todo negócio próprio será preciso investir em gestão, comece definindo suas metas e objetivos e tome decisões a partir deles.

Anote tudo que você precisa para começar a empreender no seu negócio, determine seu estoque, adquirindo os produtos e ferramentas que o ajudarão a trabalhar.

Se necessário, tenha uma planilha ou sistema para organizar suas vendas, compra dos aviamentos, carteira de clientes e despesas do seu negócio. Deixe tudo visível para manter a gestão sempre em dia.

Faça a gestão do seu tempo – Além da gestão sistemática do seu negócio, também é importante organizar o seu tempo, encontrando equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. 

Tenha um espaço apropriado para desenvolver seus trabalhos manuais, defina uma agenda que permita trabalhar sob encomenda e tempo para realizar capacitações, quando houver necessidade.

Ter um horário de trabalho ajuda a organizar sua rotina, ainda mais se você possui um emprego fixo.

Precifique os seus artesanatos – Outro ponto importante é fazer a precificação dos seus produtos artesanais, se quiser viver de artesanato esse é um fator bem importante.

Para ter uma base de preço para o seu produto faça uma pesquisa de preços de concorrentes, calcule as despesas e acrescente o valor da sua mão de obra. 

Não tenha medo de cobrar pelo seu trabalho, afinal, você dedicou tempo, investiu em aprendizado e técnica para a produção da peça. E como já citamos acima, os produtos artesanais são autênticos e personalizáveis de acordo com o gosto do cliente. 

Invista na divulgação do seu negócio – Não poderíamos deixar de fora a dica de investimento em divulgação para o seu negócio, sendo esta uma estratégia para alavancar suas vendas de produtos.  

Você pode criar uma loja virtual através de ferramentas gratuitas, divulgar fotos dos produtos, descrição e ainda oferecer formas de pagamento variadas.

As redes sociais também são ótimas vitrines de produtos artesanais, você divulga seu negócio para possíveis clientes de diferentes regiões. E com apenas alguns cliques, o cliente realiza a sua encomenda.(Foto: Pinterest.dk)

VEJA TAMBÉM

METODOLOGIA: EX-ALUNO ELOGIA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI