Sessões noturnas: Projeto precisa de mais cinco assinaturas

assinaturas

O vereador Romildo Antônio(foto) informou que o projeto para a volta das sessões noturnas precisa de mais cinco assinaturas para começar a tramitar pelas comissões internas da Câmara Municipal de Jundiaí. Romildo protocolou a proposta no início deste mês. “Já tenho cinco assinaturas de vereadores para dar início a tramitação. Agora, preciso de mais cinco”, explicou ele.

De acordo com Romildo, “alguns vereadores não querem assinar. Porém, estou trabalhando para conseguir as cinco assinaturas necessárias. Quando isto acontecer será realizada uma audiência pública que discutirá a volta das sessões para as noites de terças-feiras, com início às 18h30”, disse.

A volta das sessões noturnas passou a ser exigida por vários movimentos sociais que estão realizando um abaixo-assinado virtual. O principal argumento é que a maioria da população trabalha e não consegue acompanhar as sessões no plenário durante as manhãs das terças.

As sessões foram transferidas para a noite com a pandemia de Covid-19. O ex-presidente do Legislativo, vereador Faouaz Taha, afirma que a mudança de horário resultou em economia de R$ 1 milhão por mês. “O plenário tem tido um bom público, ficando até mesmo lotado quando ocorrem discussões polêmicas. Além disto, os trabalhos, podem ser acompanhados virtualmente”, diz Taha.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO VIRTUAL QUE PEDE A VOLTA DAS SESSÕES PARA O PERÍODO NOTURNO

Justificativa – O autor do projeto afirma que “todo cidadão pode e deve participar das ações da Câmara e para possibilitar isto é preciso mudar o horário das sessões ordinárias”. Romildo Antônio acredita que a volta das sessões para o período noturno enriquecerá o debate das propostas, além de fomentar o diálogo entre o Legislativo e os moradores da cidade.

Para o parlamentar, a realização das sessões nas manhãs de terça impossibilitam que qualquer trabalhador acompanhe os trabalhos. “Acredito que a mudança vai ao encontro do que muitos vêm defendendo: a participação popular. Nas manifestações que acontecem pelas redes sociais em conversas com a população, a volta das sessões para o período noturno é uma das reivindicações. Os manifestantes consideram que o atual horário prejudica o acompanhamento das transmissões e o comparecimento do público durante o horário de trabalho. Com as sessões pela manhã, a expectativa é de que o número de pessoas presentes nas reuniões bem com as que acompanham as transmissões on-line aumente. Assim aumentará também a participação da população nas decisões do Poder Legislativo de Jundiaí”, informa Romildo Antônio.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES