Menos balões caíram na cidade; só que as festas JUNINAS estão aí…

Segundo o Centro de Inteligência e Estatística (CIE) da Guarda Municipal, nos primeiros quatro meses de 2016 foram apreendidos 10 balões em Jundiaí. No mesmo período deste ano, apenas três objetos caíram na cidade. A GM faz o monitoramento dos balões antes de chegar em Jundiaí, promovendo acompanhamento da sua direção para a captura. Nenhum acidente mais grave foi registrado até o momento. O problema é que as festas juninas estão chegando e neste período a soltura de balões aumenta consideravelmente.

Com base nos levantamentos do CIE, as equipes de agentes de segurança pública – principalmente os patrulheiros que integram a Divisão Florestal na preservação do meio ambiente, especificamente a Serra do Japi – agem preventivamente em todo município, principalmente nas regiões onde ocorrem registros da soltura de balões. Em outros casos, baloeiros vêm de outras cidades.

Para as duas situações as equipes são monitoradas recebendo o maior número de informações da base. O objetivo é acompanhar a queda é evitar um desastre maior. O trabalho de prevenção, monitoramento, e também a captura desses balões é feito pelas equipes do patrulhamento comunitário, acompanhado no local pelos patrulheiros da Divisão Florestal caso o balão invada a área da Serra do Japi – a mais preocupante e prejudicada numa situação desse tipo.

LEIA TAMBÉM:

SAIBA TUDO SOBRE INCÊNDIO EM MATAS E A ESTIAGEM QUE SE APROXIMA

No que diz respeito ao trabalho de conscientização e prevenção, a Guarda Municipal de Jundiaí – por meio do Programa Educação para a Não Violência (Educavi) e Divisão Florestal -, promove ações direcionadas para crianças, adolescentes, adultos, grupos, empresas, igrejas, associações, dentre outros. Para o agendamento de palestras e outros, basta enviar e-mail para aleite@jundiai.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 4492-9067, falar com a GMF Arlete.

Vale ressaltar que as campanhas de conscientização sobre a importância da não soltura de balões são realizadas durante o ano todo pela Guarda Municipal de Jundiaí, inclusive nas redes sociais e junto aos veículos de comunicação.