A cidade de Barra Bonita, localizada a 270 quilômetros de Jundiaí, é famosa pela eclusa, que funciona como um elevador para navios na margem do rio Tietê. Os passeios de barco tem preço bem acessível, inclusive, alguns oferecem refeição a bordo, o que facilita para quem vai com amigos ou filhos. É uma excelente opção para férias e feriados prolongados. Há embarcações, como o San Marino, com capacidade para até 700 passageiros desfrutarem de uma linda vista da cidade. Já na Marina da Barra, é possível alugar botes e lanchas para os passeios.
Para quem nunca fez o passeio, a eclusa funciona como um elevador de águas. Ela foi construída para transpor um desnível de 26 metros causado pelas barragens no rio. A embarcação leva 12 minutos tanto para descer como para subir o rio. Na operação, as comportas se fecham para que a água encha os 142 metros de comprimento por 12 de largura do corredor onde ficam os barcos. Para cada operação, são gastos, em média, 50 mil m³ de água. As comportas que vedam a câmara pesam, em média, 120 toneladas. As visitas em grupo precisam ser previamente agendadas e o grupo será acompanhado por um técnico responsável. Famílias e visitas individuais podem ser feitas no horário de funcionamento da estação.
Para quem quer conhecer mais sobre o mais importante rio do nosso Estado, a dica é o Memorial do Tietê. Instalado no centro da cidade, o acervo reúne fotos, livros, maquetes, peças de embarcações e outros itens que contam um pouco da história do rio e das populações ribeirinhas. Há também peixes e bichos embalsamados. Se você quer mais informações sobre a cidade, vá ao Museu Histórico Luiz Saffi. Antes, o prédio cor de rosa abriga a estação ferroviária. Ali você poderá conferir a história da cidade por meio de fotos, documentos e objetos.
Um dos patrimônios da cidade é a Ponte Campos Salles, toda de aço, que liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê – é mais bonita à noite do que de dia. Iluminada, ganha um charme especial. Encomendada pelo então presidente da República, Campos Salles, foi inteiramente construída na Alemanha e montada no Brasil. Foi inaugurada em 1915. Hoje sua largura é insuficiente para que dois carros passem simultaneamente.
MAIS DICAS DE TURISMO
URUGUAI: UMA SURPRESA A CADA VIAGEM
LONDRES, ENCANTADORA E ECLÉTICA
EM MACHU PICCHU, MUITAS CAMINHADAS E CHÁ DE COCA
OURO PRETO, RUAS CHEIAS DE HISTÓRIA
AS DELÍCIAS E BELEZAS DA ARGENTINA
IRLANDA, TERRA DE BELEZAS NATURAIS E BOAS CERVEJAS
Barra Bonita faz parte dos 29 município paulistas considerados estâncias turísticas. Então, além da eclusa, por lá o turista tem opções como visitar a Usina Termelétrica Barra Bioenergia, da Cosan, que produz energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar, e tem potencial para abastecer cerca de 1 milhão e 200 mil residências. Outro grande atrativo em Barra Bonita é a Estação de Piscicultura da AES – Alto Tietê, que tem como missão a criação de peixes para repovoar, manter e equilibrar a população do rio.
Mas, se você quer apenas descansar, a região dispõe de diversos resorts em áreas com mais de 450 mil m², incluindo parque aquático, piscinas, banheiras de hidromassagem, quadras esportivas e programações especiais para os finais de semana e feriados.
CONCEIÇÃO PACHECO
É jornalista e adora viajar. Acompanhe pelo instagram.com/conceicao_pacheco/
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES