Saiba quais são as características de um BOM GESTOR

Boas empresas atingem ótimos resultados. Para que isso aconteça, todo funcionário precisa saber quais são as metas da organização e qual é a sua parcela de responsabilidade para que elas sejam atingidas. Um bom gestor consegue engajar seu time a trabalhar para o alcance desses objetivos. Infelizmente, essa dinâmica parece não ser evidente.

É comum ouvirmos relatos de profissionais qualificados que, devido ao acúmulo de trabalho, pressão não justificada por parte de seus superiores, insatisfação com suas funções, entre outros problemas, não conseguem trabalhar ativamente e gerar a contribuição necessária.

Foram 104.109 pedidos de afastamento do trabalho junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2018, aumento de mais de 15% se comparamos aos 90.344 registrados em 2017.Quando a gestão não é eficiente, gente boa é prejudicada e as metas da empresa ficam mais difíceis de atingir.

O papel do gestor não é cobrar resultados. Sua responsabilidade é desenvolver e inspirar o time. O gestor é um “resolvedor de problemas” e “removedor de impedimentos”.

O bom gestor ajuda os funcionários a descobrir e explorar seus talentos maximizando a performance. Ele trabalha para que o ambiente seja favorável para que o bom funcionário se sinta motivado (a motivação é intrínseca). O bom gestor estrutura e ampara o time na prática dos valores da empresa.

O bom gestor conhece seu time e ajuda cada um a potencializar capacidades e mitigar deficiências em direção coerente com os objetivos da organização. Afinal, mesmo em escala individual, recursos (competências) não percebidas são apenas custoO bom gestor viabiliza que uma boa equipe, motivada, aproveite suas competências para melhorar resultados, garantindo que exista alinhamento (direcionamento).

O bom gestor conhece cada membro do seu time. Sem isso, ele não conseguirá fazer um bom trabalho. É necessária disciplina para reconhecer e filtrar os talentos e desenvolvê-los, e isso só acontece com aproximação e disponibilidade para atender seus colaboradores.

Ele precisa ser um bom ouvinte! Precisa ajudar empresa e funcionários a compartilhar valores e objetivos. Para isso, o bom gestor reconhece que funcionários são pessoas (obviedade frequentemente ignorada) que tem vida fora da empresa, valores e objetivos.

O bom gestor ajuda os funcionários a gerenciar suas carreiras (embora essa responsabilidade continue sendo individual e intransferível). Logo, ele ajuda a identificar o que, além do salário e dos benefícios, contribui para suas motivações. Ele cria oportunidades, oferece desafios e garante o reconhecimento apropriado.

O bom gestor, para também ser um bom líder, precisa conhecer a si próprio. Precisa liderar com método, usando o estilo mais apropriado para cada integrante do time. O bom gestor aceita mudanças. Uma pessoa fechada não consegue tirar o máximo do outro e acaba levando para a equipe as crenças que tem a respeito de si. Quando o gestor aceita a necessidade de desenvolver a si mesmo, sua inteligência emocional, conseguirá trabalhar as competências de sua equipe, se comunicar de maneira clara e eficaz e, no final das contas, conquistar os melhores resultados.

A boa gestão potencializa times e ajuda as empresas a atingir ótimos resultados.

ROBERTA PERES

Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano.

 

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