Bonecos sexuados nas EMEBs previnirão abusos e violência

bonecos

A partir do dia 6 de fevereiro, quando as escolas municipais retornarão às aulas, todas as crianças ganharão novos amiguinhos: Nino e Nina. Os bonecos servirão para educação sexual, dentro do Programa Saúde na Escola. Nino e Nina proporcionarão representação visual e concreta da anatomia e das relações entre os gêneros, desempenhando papel importante ao auxiliar as crianças a compreender quais toques são apropriados e como se proteger contra abusos. A Prefeitura contratou a Editora e Consultoria Caqui para fornecer o material e pagará cerca de R$ 13 mil, segundo publicação na Imprensa Oficial(IO) do dia 16 do mês passado. Até o momento, segundo o Executivo, não há registro de abusos contra crianças que frequentam as Emebs.

Os bonecos Nino e Nina apresentam anatomia parecida com de homens e mulheres

De acordo com o texto da IO, “a prevenção a violência é uma das ações prioritárias do Programa Saúde na Escola(PSE). Em Jundiaí, por meio da pesquisa de doutorado de Stela Maria Tavolieri de Oliveira, feita em 2021, antes e durante a pandemia de Covid-19, foram identificadas diversas características relacionadas ao abuso sexual e físico contra crianças e adolescentes. Portanto, torna-se imprescindível que pais e educadores orientem seus filhos de maneira clara quanto aos limites de toque em seus corpos por outras pessoas, ao mesmo tempo em que fornecem orientação sexual desde cedo, adaptada ao nível de compreensão da criança”. Neste contexto, a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí está implementando o Programa Cuidados com o Corpo na Educação Infantil, que “tem se revelado uma medida preventiva contra a violência sexual, uma vez que facilita diálogos com as crianças, promovendo a desmistificação da educação sexual por meio de interações e brincadeiras, tornando-a uma conversa natural e indispensável”.

A Prefeitura explicou que o Programa Saúde na Escola é realizado pela Unidade de Gestão de Promoção de Saúde(UGPS), no qual está inserido o projeto ‘Cuidados com o Corpo, em parceria com o Ministério Público. As aulas com os bonecos Nino e Nina serão ministradas às crianças entre quatro e cinco anos(Educação Infantil 2).

“A iniciativa consiste na realização de rodas de conversa com as crianças para a abordagem de situações cotidianas relacionadas a cuidados diários, como higiene e banho, com o objetivo de orientá-las a relatar imediatamente a seus responsáveis eventuais tentativas constrangedoras de contatos físicos e brincadeiras desconfortáveis. As atividades são, propositalmente, realizadas em grupos separados de meninos e meninas, a fim de proporcionar ambiente seguro e confortável à participação e relatos dos participantes”, informou a Prefeitura.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES