BRAILLE: Encontro é marcado por homenagens e emoção

braille

A noite de 13 de dezembro de 2023 ficará marcada na história do Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão, sua equipe e assistidos. O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, comemorado nesta data, motivou a realização de um encontro, no auditório do Fundo Social de Solidariedade.

O sanfoneiro Wanderlei Rubens Fonseca, que também é deficiente visual, e seu filho Alessandro recepcionaram os convidados. O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, fez a abertura do evento. “O Instituto Luiz Braille é um marco para a cidade na oferta de serviços e atendimento de qualidade para a população. Buscamos, permanentemente, a acessibilidade para toda a população, e o Braille é um canal parceiro da gestão no cuidado da pessoas com deficiência visual”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O ex-prefeito e deputado federal Miguel Haddad também elogiou e reconheceu a importância do Braille para a cidade. “Ao longo desses 82 anos, o Instituto Luiz Braille evoluiu como um centro de excelência que cuida e compreende as complexidades da saúde visual, desenvolvendo programas educacionais e preventivos, buscando não apenas tratar, mas também conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde dos olhos. Fica aqui meu agradecimento ao Braille por cuidar da nossa gente”, disse Miguel.

Estiveram presentes, ainda, o presidente da Câmara de Jundiaí, Antonio Carlos Albino, o vereador Dika Xique-Xique, o deputado estadual Alexandre Pereira e o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi.

“Reunimos quase 100 pessoas, entre autoridades, assistidos, familiares, amigos, voluntários, colaboradores e parceiros. Foi um evento emocionante, que marcou a data e a história do Braille. Minha gratidão”, disse a presidente da instituição, a professora Toyomi Kamura.

Uma apresentação do Coral Vida Iluminada, formado por assistidos da Reabilitação do Braille e realizado em parceria com a Associação Mulher Unimed Jundiaí, encantou o público, que emendou um coro. “Eles são demais. Fazemos tudo sem partitura e é gratificante ver a animação e empenho de todos”, disse a regente do Coral, Karen Comandullli.

Na sequência, os oftalmologistas Everton Gondim, diretor técnico da instituição, e Milena Villalva, responsável pelo setor de Reabilitação Visual, além do professor de Orientação e Mobilidade, Eduardo Drezza, falaram sobre a prevenção à deficiência visual, os cuidados e a importância da inclusão.

“Sempre digo às pessoas que atendo: conquistem sua autonomia para que sejam livres e possam fazer o que têm vontade. Se der vontade de desistir, deixa para amanhã”, disse Drezza.

Homenagens – O atual vice-presidente do Braille, José Carlos de Lima, deu início às homenagens lendo um texto emocionante sobre Francisca de Lara(foto principal), uma das primeiras assistidas do Braille. Na sequência, o assistido Ariosto Conceição, símbolo de inclusão e Papai Noel do Braille, e a mãe da assistida Manuela, Magda Souza Carvalho de Oliveira, foram homenageados.

A terapeuta ocupacional Maria Juliana Rizzieri foi escolhida para homenagear o vice-presidente, por sua dedicação e carinho com a Reabilitação. “Ele sempre passa lá para ver se precisamos de algo”, disse, emocionada.

A diretoria do Braille também prestou homenagens à presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Kelly Cristina Melo, aos palestrantes; à coordenadora da Reabilitação, Márcia Lorenzon, e à presidente da instituição. O encontro foi apresentado pelo mestre de cerimônia Luciano Guerino, da Prefeitura de Jundiaí.

Em dezembro, o Braille completa 82 anos de fundação. Localizado no bairro Anhangabaú, o Braille é conveniado com a Prefeitura de Jundiaí, via SUS (Sistema Único de Saúde), e mantido por meio de contribuições financeiras, realização de eventos e doações, além do programa Tampinha Legal.

Alimentos, produtos de limpeza e tampinhas de plástico (como as de garrafas pet) podem ser entregues diretamente na instituição. Também é possível fazer uma contribuição espontânea – a instituição conta com dois números de PIX: CNPJ 50.958.859/0001-86 e e-mail braille@braillejundiai.org.br. Para saber mais, acesse https://braillejundiai.org.br/.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES