Brasil concorre “indiretamente” ao Urso de Ouro da 76ª Berlinale

brasil

Nesta quinta-feira(12), a capital da Alemanha virará palco de um dos principais festivais de cinema da Europa, a Berlinale, que vai até o próximo dia 22. Este ano, o Brasil tem a chance de ganhar o Urso de Ouro de forma “indireta”. O cineasta Karim Aïnouz, que participa com o filme “Rosebush Pruning”(foto principal), é brasileiro. O longa, que participa da categoria Competição, é uma coprodução de vários países e filmado originalmente em inglês. Curiosamente, também entre os 22 concorrentes ao principal prêmio do festival está “Josephine”, de Beth de Araújo, que é nascida nos Estados Unidos, mas é filha de pai brasileiro.

O Brasil participa regularmente da Berlinale e no ano passado levou o Urso de Prata com o filme “O Último Azul”, o segundo principal prêmio. Neste ano, na categoria Panorama, onde o público escolhe qual será o melhor filme, o Brasil participa com os longas “Isabel” (de Gabe Klinger), “Se eu fosse Vivo… vivia” (de André Novais Oliveira/foto acima) e “Narciso” (de Marcelo Martinessi), o último uma coprodução de vários países, entre eles, o Brasil.

Em Generation, voltado ao público infantojuvenil, a produção brasileira é marcante e diversificada, contando inclusive com um longa em forma de animação, o “Papaya” (de Priscilla Kellen), um documentário feito com estudantes do Piauí chamado “A Fabulosa Máquina do Tempo”, de Eliza Capaí, “Feito Pipa”, de Allan Deberton e “Quatro Meninas”(foto acima), de Karen Suzane, na subseção Generation 14 Plus, no qual relata a história de quatro garotas ainda no tempo da escravidão.

A diretora Grace Passó exibe em Perspectivas, uma das mais novas seções do Festival, o filme “Nosso Segredo”.  Em Fórum, o Brasil marca presença com “Fiz um Foguete Imaginando que Você Via”, de Janaina Marques. Na subseção Forum Expanded, concorrerá o média metragem, com 25 minutos, “Floresta do Fim do Mundo”, de Felipe Bragança e Denilson Baniwa. 

A Berlinale, que está na sua 76ª edição, atrai amantes do cinema do mundo todo e reúne artistas, diretores, comerciantes e apaixonados pela arte em festa, pódios de discussão, jantares e claro, pelas concorridas salas de exibição.

SANDRA MEZZALIRA GOMES

Jornalista jundiaiense em cobertura especial para o Jundiaí Agora. Mora na Alemanha há duas décadas

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES