BURNOUT: Além do autocuidado, é preciso cuidar uns dos outros

BURNOUT

A prevenção do Burnout passa pela criação de uma cultura de apoio e cuidado mútuo no trabalho. Precisamos criar um ambiente onde profissionais não se limitem a sobreviver, e sim crescerem individualmente e coletivamente como seres humanos, para que a empresa tenha resultados duradouros e sustentáveis.

A executiva da Deloitte, Jen Fisher, que participou do Happiness Camp 2024, uma conferência europeia dedicada à felicidade no trabalho destacou que “precisamos ir além das soluções rápidas: estruturar o trabalho de forma a apoiar o bem-estar, investir em líderes que realmente entendam e apoiem os colaboradores quanto a saúde mental e emocional, além estabelecer limites claros, são ações essenciais”. Ela sofreu na pele as consequências de um Burnout e acredita que podemos alinhar o sucesso das pessoas com o dos negócios de maneira sustentável.

Já o estresse, considerado um dos males do século da Sociedade do Cansaço, subiu de degrau das epidemias, atingindo 90% da população mundial em algum nível, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Um novo estudo da Universidade da Geórgia revela que o estresse no trabalho é contagioso. Descobertas mostram que o estresse se espalha como um vírus através dos ‘neurônios espelhos’ e da fala, aumentando o risco de Burnout entre os colaboradores.

Vamos aproveitar o momento de planejamento para o próximo ano para criar oportunidades e ambientes de trabalho onde todos possam prosperar, cuidando uns dos outros e promovendo o bem-estar coletivo. Juntos, podemos transformar o local de trabalho em um espaço de crescimento e felicidade.

DANY MORAES

Consultora de Projetos de Recursos Humanos e Educação Corporativa. Atua na área de Gente & Gestão há 20 anos, com especializações em Felicidade e Qualidade de Vida no Trabalho, Inteligência Emocional e Líder Coach. Contatos: E-mail: dany.moraes@gmail.com. Instagram: @soudanymoraes. LinkedIn: daniela-moraes-marques.WhatsApp: 11 982659384Acesse também: @sejaexpandente(Foto ao lado: Tris Nogueira – Foto principal: Cottonbro Studio/Pexels)

Gente e Gestão é uma expressão que se refere ao conjunto de práticas, políticas e processos relacionados à gestão de pessoas dentro de uma organização, engloba todas as atividades e estratégias voltadas para o desenvolvimento, motivação, engajamento e bem-estar dos colaboradores de uma empresa.

Isso inclui recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento de carreira, avaliação de desempenho, remuneração, benefícios, comunicação interna, cultura organizacional, entre outros aspectos que impactam diretamente o capital humano e o ambiente de trabalho.

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A expressão Gente e Gestão enfatiza a importância das pessoas como um dos principais ativos de uma organização e reconhece que uma gestão eficaz dos recursos humanos é fundamental para o sucesso e sustentabilidade do negócio. 

E também ressalta a necessidade de uma abordagem humanizada e centrada nas pessoas na condução das atividades relacionadas à gestão de talentos dentro da empresa e a produtividade sustentável.

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