Visual da carroceria limpo, acabamento interno de qualidade e uma boa autonomia da bateria. Essa é síntese da nossa avaliação depois de uma semana rodando a bordo do SUV 100% elétrico, importado da China pela BYD.
A frente, com poucos vincos e a grade lisa, imitando alumínio, passa a impressão de qualidade. Os eficientes faróis LED tem uma assinatura bonita à noite. Visto de lado, o SUV, que tem porte semelhante ao Compass, da Jeep, segue em harmonia com o restante da carroceria, com linha de cintura alta e detalhes de acabamento com texturas pouco comuns, repetindo o padrão de alumínio da grade dianteira. A traseira repete as linhas suaves e arredondadas e se destaca pela lanterna que percorre toda a tampa.
Mas se o visual externo agrada, as soluções design do interior divide opiniões… Os assentos dianteiros, com o encosto de cabeça integrado e ajustes elétricos para o motorista são muito confortáveis e mantém o corpo firme nas curvas. Seguindo o estilo dos outros modelos da BYD vendidos por aqui, o pequeno cluster em frente ao volante é de difícil leitura devido ao excesso de informações e as letras miúdas.
Outro ponto que atrai o olhar de quem entra no carro é a alavanca de mudanças que simula o manete de potência dos aviões. É bonito, mas de funcionamento confuso. Eu mesmo levei dois dias para descobrir que a tecla do Park (estacionamento) fica escondida na parte inferior da alavanca. Alguns pontos do interior, como em torno das portas e sob a enorme tela multimídia de 12,8 polegadas, são iluminados com leds, que permitem a troca das cores conforme o gosto do proprietário.
O console, que mistura partes com acabamento em azul e preto tem enormes anéis que fazem parte do sistema de ventilação. As maçanetas para abertura das portas, de formato arredondado, ficam numa posição elevada e têm o alto-falante embutido no centro. Já na parte inferior das quatro portas, um porta-objetos feito com 3 tiras elásticas de cor vinho imita um violão… Esses detalhes, para o meu gosto, são um pouco exagerados e destoam com a harmonia das linhas externas da carroceria. Mas, como diz o ditado: gosto é gosto…
Custando R$ 229.800, o BYD Yuan Plus tem um motor elétrico instalado no eixo dianteiro que entrega 204 cv e torque de 31,6 kgfm. Já as baterias de 60 kWh garantem ao SUV uma autonomia de até 458 km, um dos maiores do mercado.
Como eu já disse em outras matérias com carros eletrificados, se você roda apenas na cidade, e dificilmente faz viagens mais longas, o carro 100% elétrico é uma boa pedida. Porém, é bom lembrar que o abastecimento é sempre demorado e você é que tem que se adaptar ao tempo do carro… Outra coisa, esse mito de que você pluga o carregador em qualquer tomada é furado. Tem que ter uma tomada de pelo menos 20 amperes ligada a um disjuntor parrudo. Ou seja, quer carregar em casa, contrate um eletricista e, se tiver uma grana sobrando, aproveite e já instale um wallbox.
Na estrada, carro elétrico consome feito os antigos V8 e a bateria descarrega rapidinho. Resumo da ópera: quer ter um elétrico para chamar de seu? Então se adapte às exigências e o seu ritmo ao do carro.
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