CABOS: Reorganização começa hoje(17). Será que agora vai?

cabos

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), definiu hoje(17) como o ‘Dia D’ para o início das ações de reordenamento de cabos de telecomunicações na cidade. A medida visa garantir mais segurança à população, reduzir a poluição visual e organizar a infraestrutura urbana. Este assunto não é novo. A administração e a legislatura passadas fizeram muita pressão para que as empresas cumprissem a Lei Municipal nº 9.121, de 17 de dezembro de 2018, regula a instalação aérea de cabos e fios para prestação dos serviços de energia elétrica, telefonia, internet e TV. Foram feitas reuniões e até uma data foi marcada para que dar ordem à bagunça nos postes. Pouco foi feito.

Segundo a lei, os equipamentos devem ser instalados de modo uniforme e ordenado. Os fios também devem ter a identificação por anilhas com o nome da empresa responsável pelo serviço. Se a instalação não estiver dentro da norma definida na lei, a empresa está sujeita a multa no valor de 10 UFM (Unidades Fiscais do Município) e dobrada a cada reincidência. Em março de 2023, a Prefeitura pediu à população para denunciar a bagunça através do telefone 156. Um ano depois, o Executivo anunciou data para a reorganização dos cabos. A administração atual agora retoma o tema.

Como vai ser? A decisão foi tomada em reunião realizada no último dia 11, na Prefeitura, com a presença de técnicos da UGISP, representantes da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), das empresas de telecomunicações e da CPFL Piratininga, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região.

O diretor de Iluminação Pública da UGISP, Carlos Bocci, destaca que a ação busca remover cabos inutilizados ou caídos que oferecem risco à população. “As reclamações chegam à administração municipal pelo canal 156 e são encaminhadas à concessionária de energia, que, por sua vez, notifica as operadoras responsáveis pela remoção dos cabos irregulares”, explica Bocci.

De acordo com Gustavo Garcia Campos, técnico de obras e operações da CPFL Piratininga, a retirada dos cabos que apresentam risco é de responsabilidade das empresas de telecomunicações. “As operadoras utilizam a infraestrutura da CPFL por meio de contratos e devem realizar a manutenção e remoção dos fios quando necessário. Nosso papel é fiscalizar e notificar eventuais irregularidades durante as ações de limpeza”, esclarece.

Cronograma de ações – A primeira etapa do reordenamento será realizada na Avenida Carmine Todaro, no Jardim Novo Horizonte. Além dessa ação inicial, a Prefeitura estabeleceu um cronograma de trabalho para os próximos três meses, incluindo um mutirão programado para o dia 27 de fevereiro, na Avenida Manoel Antônio Dias, no Residencial Jundiaí.

“As primeiras intervenções ocorrerão em bairros estratégicos, como Tulipas, Fazenda Grande, Novo Horizonte, Almerinda Chaves e Parque Residencial Jundiaí. O trabalho será contínuo e estruturado para garantir a limpeza completa da rede”, finalizou o engenheiro de Iluminação Pública da UGISP, Leandro Moda.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES