A Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis, é uma opção de viagem econômica, de muito contato com a natureza, além de aliviar o estresse. Localizada entre o verde das montanhas da Serra da Mantiqueira, a Cachoeira dispõe de 154 metros de águas cristalinas e refrescantes. É a maior queda d’água do Estado de São Paulo. Este verdadeiro paraíso fica a 129 km de Jundiaí.
Sua história é relacionada a uma família de origem portuguesa, Preto de Oliveira deu origem ao nome do bairro e da cachoeira. O local é uma das principais fontes de renda da região. Ao chegar na região de Joanópolis já é possível sentir a diferença de ar mais puro. A paisagem também ajuda a relaxar, já que a cachoeira é cercada por muito verde, flores, e o canto dos pássaros que estão por toda parte.
As águas da Cachoeira dos Pretos são totalmente despoluídas e, juntamente com outros rios da região, formam a nascente do Rio Piracicaba, que contribui para o abastecimento da grande São Paulo. Devido à sua importância, a cachoeira é considerada Área de Preservação Ambiental e Área de Proteção de Manancial. O local é aberto ao público, mas está protegido por leis, que proíbem o ingresso de turistas com garrafas, latas, embalagens plásticas e alimentos. Também é proibida a utilização do espaço para cultos religiosos.
A área possui completa infraestrutura, com pátio, estacionamento, lanchonete, banheiros, área de lazer, piscina natural e bicas para banho. O turismo ecológico e outras práticas esportivas ligadas à natureza também são atrações. Arborismo, bóia cross, canyoning, trilhas e rapel podem ser praticados através do Parque de Aventuras, localizado nas dependências da cachoeira. Para os visitantes que buscam tranquilidade, o espaço oferece trilhas com trajetos mais curtos, pequenas quedas d’água e lagos – ideais para a garotada, além de quiosques. Tudo isso cercado por jardins e uma diversidade de plantas e flores.
PARA OUTRAS DICAS DE TURISMO DA CONCEIÇÃO PACHECO CLIQUE AQUI
Quem gosta de aventura poderá ver a paisagem por um ângulo diferente. Através de uma “estradinha” de terra é possível subir no topo da cachoeira. A caminhada tem algumas áreas de difícil acesso, mas vale a pena o esforço. Mais informações podem ser obtidas no site da prefeitura de Joanópolis ou pelo e-mail: joaturismo@terra.com.br(Fotos: Arquivo Pessoal).
CONCEIÇÃO PACHECO
É jornalista e adora viajar. Acompanhe pelo instagram.com/conceicao_pacheco/
VEJA TAMBÉM
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES