O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí ganhou uma nova integrante: uma labradora chocolate de apenas 3 meses. A cachorrinha será treinada para atuar no combate ao crime, em atividades educacionais em escolas e em programas de Cãoterapia em hospitais. A população terá a oportunidade de participar da nomeação da nova integrante do Canil da Guarda Municipal. Por meio de votação aberta no Instagram da Prefeitura de Jundiaí, os moradores poderão escolher entre duas opções de nomes para a labradora, que em breve fará parte das atividades de treinamento e Cãoterapia do município.
Segundo o subinspetor Daniel(foto), responsável pelo adestramento dos cães, a adaptação é o primeiro passo para o desenvolvimento do animal. “Todo cão que chega aqui no canil passa por diversos processos. Um deles é a adaptação ao ambiente, porque não podemos traumatizá-lo. Apresentamos o espaço, familiarizamos o cão com ele, e depois iniciamos os treinamentos lúdicos, expondo-o a pisos diferentes, brinquedos, barulhos e odores”, explica.

Daniel detalha que, após a autorização dos veterinários e das vacinas, o próximo passo será expor o cão a situações externas, o que deve ocorrer em cerca de três meses. O treinamento completo, segundo ele, dura entre 18 e 24 meses, sendo contínuo e adaptável às aptidões de cada animal. “Esse exemplar de labrador será treinado para trabalhos de cunho educacional, apresentações em escolas, Cãoterapia em hospitais e, caso tenha aptidão, também detecção de odores relacionados ao combate à criminalidade. Com isso, teremos mais uma ferramenta para apoiar a segurança da cidade e instituições parceiras, como a Polícia Militar e as Forças Armadas”, acrescenta.
Além da função de segurança, a nova cachorrinha vai se envolver em atividades sociais, levando alegria a hospitais e escolas, mostrando que seu trabalho vai muito além do faro apurado
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES