Cães de todas raças devem receber MICROCHIP a partir de 2025

cães

Desde o dia 1º de janeiro deste ano é obrigatória, em Jundiaí, a microchipagem de cães cujas raças são consideradas agressivas. Para as outras raças, a exigência começará a valer a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano. O Departamento de Bem-Estar Animal (Debea) faz este serviço gratuitamente em todos os mutirões de castração. No ano passado, 2.715 animais, entre cães e gatos, receberam o sistema eletrônico de identificação. Neste ano já são 2.204 animais passaram pelo procedimento do Debea.

Durante todo ano passado 1.473 cães e 1.242 gatos, receberam o microchip que tem o tamanho de um grão de arroz. De janeiro a junho deste ano já foram castrados e microchipados 1.131 cães e 1.073 gatos. A expectativa do Debea – que vem intensificando a divulgação da importância da microchipagem e como realiza este trabalho há mais de 10 anos – é de que o número de animais castrados e com o serviço de identificação ultrapasse o total 2023.

Por que microchipar o animal de estimação? Com a microchipagem de cães e gatos é possível identificar os tutores dos mesmos, o que auxilia em casos de fuga ou roubo e também assegura ao tutor, ou às autoridades, a identificação de um animal roubado ou abandonado em áreas públicas, devolvendo-os às famílias ou responsabilizando os tutores pelo abandono.

Veterinários particulares e os tutores devem fazer o registro dos cães e gatos no Sistema de Cadastro Geral(GBEA). Assim, a Prefeitura de Jundiaí terá dados quantitativos de animais. As entidades particulares cadastradas quando fazem a microchipagem podem cobrar o valor que entenderem como justo já que não há nenhuma tabela indicativa de preço. Já o Debea faz a microchipagem gratuitamente em todos os animais castrados nos mutirões. Os moradores interessados precisam fazer o cadastro prévio na plataforma do Debea clicando aqui.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES