CALOR HUMANO

calor humano

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios para os repórteres fotográficos até então pouco vistos no exercício da profissão. Em tempos de “jornalismo à distância”, permitido pela tecnologia e obrigado pelo bom senso sanitário, profissionais continuam a cumprir sua missão de trazer – in loco – informações e imagens sobre o mundo e sobre a pandemia. Estar nas ruas e hospitais, expostos ao vírus, tornou o trabalho mais perigoso. Porém, desafiador! Principalmente para aqueles preocupados em criar uma estética específica para a cobertura fotográfica destes tempos pandêmicos. O fotógrafo francês Antoine d’Agata é um destes. Ele literalmente registra o calor humano.

Usando uma câmera térmica, que transforma o calor emitido pelo corpo em luz, normalmente utilizada para inspeção de circuitos elétricos, ele procurou documentar a pandemia de um jeito inédito. Para o francês, “não é imaginação nem criatividade. É  necessidade. Utilizo muitos métodos diferentes para tentar dar sentido à realidade”, explica.

As fotos obviamente, apresentam uma coloração que em nada lembra as fotografias tradicionais. Mais parecem um negativo fotográfico. Contudo, é exatamente ai que este trabalho se diferencia já que o tom laranja, presente nas áreas do corpo com maior temperatura, nos dá uma visão de quase ‘diagnóstico’ da cena: o calor humano é um dos indicativos da presença do vírus.

Para a pesquisadora e crítica de fotografia Simonetta Persichetti, “o uso da tecnologia de imagem térmica por Antoine d’Agata permite que ele visualize a ‘essência da humanidade’ em sua documentação das ruas e hospitais da França no auge da devastação do Covid-19​”.

As imagens feitas por d‘Dagata tem um certo ar fantasmagórico que nos obriga a refletir sobre o que as transformações provocadas pela Covid-19.

ARI VICENTINI

Repórter-fotográfico desde 1989, com passagens pelo Estadão e Jornal da Tarde. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Diário Lance, atualmente é professor de Fotojornalismo na Faculdade Cásper Libero. É jundiaiense.

VEJA TAMBÉM

ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI