Neste ano, acabando com tradição de décadas, o prédio da Câmara Municipal de Jundiaí, na rua Barão, não sediará a sessão solene de posse dos eleitos amanhã(1º). O local ficou pequeno para tanta gente e, em agosto último, os vereadores aprovaram proposta de emenda à Lei Orgânica 190/2024, de autoria do Colegiado, que permite a realização das sessões solenes de posse e de instalação de legislatura fora do plenário da Câmara. A escolha óbvia para as cerimônias deste dia 1º de janeiro era o Teatro Polytheama, que há vários anos já recebe a festa da entrega de títulos honoríficos do Legislativo.
História – A primeira legislatura de Jundiaí ocorreu entre os anos de 1948 e 1951. A Câmara funcionava no segundo andar do edifício da Caixa Econômica Estadual, na rua Barão de Jundiaí, onde hoje se encontra uma agência do Banco do Brasil. Em 30 de janeiro de 1971, o Legislativo passou a ter prédio próprio – um projeto arquitetônico de autoria do renomado arquiteto e professor Jon Adoni Maitrejan, localizado na mesma rua Barão de Jundiaí, na Esplanada Monte Castelo, o “escadão”. Nas proximidades estão o teatro Polytheama, a Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, e o prédio histórico do antigo Colégio Siqueira de Moraes, onde funciona a Pinacoteca. O prédio conta com uma área construída de aproximadamente mil metros quadrados, divididos atualmente entre recepção, sala de reuniões, plenário, salão nobre, sala de imprensa, locações da TV Câmara e gabinete da Presidência.
Depois de 33 anos de uso, o prédio precisou de um anexo para otimizar o desempenho dos trabalhos e atender melhor a população. O Prédio Anexo foi erguido em 2004, em frente à sede principal, com uma área construída de quatro mil metros quadrados. Ali cada vereador tem o seu próprio gabinete, em um espaço amplo e confortável, além de abrigar também as instalações do Procon Jundiaí. Em 2022, depois de uma grande reforma, o plenário foi modernizado.
Em 2004, a Câmara Municipal ganhou um sistema eletrônico de votação, composto por um painel eletrônico e terminais de votação, garantindo assim maior transparência, além da instalação da ata eletrônica, que consiste nas gravações das sessões, que passaram a ser registradas também em vídeo.
Ampliando ainda esse caráter comunicativo, quatro anos depois as sessões começaram a ser transmitidas ao vivo através do site da Câmara e via televisão, pelo canal 4 da NET, trabalhos realizados pelo setor de Comunicação da Casa, através da TV Câmara Jundiaí. Atualmente as sessões e audiências públicas são transmitidas ao vivo nos canais 12.2 UHF e 4 NET, no Facebook da Câmara e no canal da TV Câmara Jundiaí no YouTube, que contém todo o acervo de vídeos da Casa, desde conteúdos atuais até materiais institucionais e históricos.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES