Neste sábado, a partir das 9 às 17 horas, ocorrerá a campanha “Sorria para a Vida”, para realização de diagnóstico precoce de câncer bucal e HPV, na Praça Governador Pedro de Toledo, das 9h às 17h. A doença surge, geralmente, como uma úlcera (ferida) indolor sem cicatrização. No entanto, a doença também pode se manifestar em formas de manchas e caroços. O câncer bucal é uma doença silenciosa e grave. O Brasil tem a terceira maior incidência da doença no mundo, perdendo apenas para a Índia e para a República Tcheca. O diagnóstico precoce pode reduzir o índice de óbitos, que chega a um terço dos casos.
No evento, cerca de 20 profissionais voluntários, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, atenderão a população em duas vans adaptadas como consultório dentário ambulante. “O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro. Qualquer pessoa pode ser examinada, principalmente idosos, fumantes, usuários de próteses dentárias e adolescentes”, comenta. Os casos suspeitos serão encaminhados para biópsia no ambulatório de especialidades do Hospital São Vicente de Paulo. Caso o diagnóstico de câncer bucal seja confirmado, o paciente passará a receber o tratamento para a doença.
A campanha contam com o apoio da Prefeitura de Jundiaí e é organizada pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP) e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional de Jundiaí (APCD).
VEJA TAMBÉM:
FAMÍLIA DE MOTOCICLISTA MORTO A CAMINHO DO TRABALHO NÃO TERÁ INDENIZAÇÃO