A secretária nacional de mobilização do PT, a jundiaiense Mariana Janeiro oficializará no próximo domingo (17), às 15h, a pré-candidatura à deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores. A novidade desse ano é a consolidação de uma candidatura coletiva, a Chapa das Pretas, onde Mariana divide a posição com a pedagoga de Campinas, Fabiana Ferreira. O lançamento da pré-candidatura da Chapa das Pretas será no Quality Hotel, na avenida professora Maria do Carmo Guimarães Pellegrini, 100, bairro do Retiro, em Jundiaí(ao lado do Carrefour).
A deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hofmann, e o vereador da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, já confirmaram presença no lançamento. Fernando Haddad, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT, mandará um vídeo parabenizando Mariana e Fabiana. Também serão esperadas as presenças de políticos e pré-candidatos de todas as regiões do estado.
O desenho da pré-candidatura coletiva se deu após diversos debates na legenda pelo Estado. Nesse formato, em caso de vitória, Mariana será a representante a deputada de fato, em Brasília, enquanto Fabiana reunirá e organizará as demandas na região.
Histórico – Em 2018, Mariana Janeiro foi candidata a deputada federal. Conseguiu 10.852 votos e tornou-se suplente do PT na Câmara dos Deputados.
CLIQUE AQUI E SAIBA COMO FOI A ELEIÇÃO DE MARIANA PARA SUPLÊNCIA NA CÂMARA, EM BRASÍLIA
Dois anos depois, ela foi candidata a uma cadeira na Câmara Municipal. Naquela eleição, mais de 400 pessoas disputaram um cargo no Legislativo local. Ela ficou em 10º lugar, com 2.918 votos. Foi a mulher mais votada e mesmo assim não conseguiu uma cadeira. Mariana é militante feminista, dá palestras e cursos sobre os direitos das mulheres e sobre o enfrentamento ao racismo, LGBTfobia e violências sociais.
VEJA TAMBÉM
PROMOÇÃO COMO ‘CIDADE ITALIANA’ É POSTURA RACISTA, DIZ PESQUISADORA