A Prefeitura de Jundiaí confirmou a informação de que o monumento Caravelas será retirado da praça Governador Pedro de Toledo, a praça da Catedral, no centro da cidade. Na semana, a Associação Comercial e Empresarial(ACE), divulgou notícia sobre o início da organização do Natal Luz e informou que o prefeito Gustavo Martinelli havia concordado com o pedido de remoção. A ACE explicou que o monumento reduz a segurança no local e é um risco à saúde pública(já que acumula água da chuva que serve de criadouro para o mosquito da dengue). A retirada será feita pela DAE e acontecerá entre os dias 15 e 20 do próximo mês. Depois, a praça receberá ações de zeladoria. As Caravelas serão restauradas e reinstaladas no Parque da Cidade.
Em nota, a Prefeitura informou que “a medida faz parte do processo de revitalização do centro da cidade, tendo como objetivo realizar a manutenção das peças, que estão enferrujadas e sem conservação há muito tempo. A retirada deixará o espaço mais seguro, atrativo e funcional para moradores, comerciantes e visitantes”.
Após a remoção da escultura, a Praça da Matriz receberá ações de curto prazo, com intensificação da zeladoria urbana, preparando o local para o Natal Luz 2025, e ações de médio prazo, com um projeto de requalificação da praça e seu entorno voltado à promoção de agenda cultural, atualização digital e fomento ao comércio e à gastronomia, tornando o espaço um ponto de encontro interessante para a população.
O programa de revitalização será conduzido pelo GT Centro, um Comitê técnico instalado inicialmente no Centro das Artes, que coordenará todas as etapas do projeto em conjunto com as Secretarias de Mobilidade, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, garantindo que o Centro de Jundiaí se torne um local mais vibrante e seguro para a população.
História – As Caravelas são um conjunto de três obras de metal que homenageiam as viagens de Pedro Alvares Cabral. A inaugurado aconteceu em 2000, durante a gestão do então prefeito Miguel Haddad para celebrar os 500 anos de Descobrimento do Brasil. Com o tempo, o monumento sofreu com a ação do vandalismo, sendo alvo de pichações, e com a falta de manutenção, o que resultou em um estado de ferrugem. (Foto: www.sinprojun.org.br)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES