CARDANO: Um guia sobre a criptomoeda para iniciantes

cardano

O Cardano é um blockchain público descentralizado que possui um código aberto. A plataforma disponibiliza funções como o contrato inteligente que supostamente irá acrescentar novidades a indústria Com a grande quantidade de moedas criptográficas e sistemas de blockchain, é de relevância que os fundadores busquem as novas demandas de negócios. Isso é o que Cardano procura fazer, pois é baseado em uma grande pesquisa. “É a primeira plataforma blockchain a avançar através de uma filosofia científica e de uma abordagem motivada pela pesquisa.

O seu time de programação inclui um grande grupo mundial de engenheiros e pesquisadores profissionais”, informa o endereço eletrônico do Cardano, com o intuito de dar uma explicação do significado do Cardano. Ele também ressalta a posição do projeto e sua dependência em relação a pesquisa. Mas isso não é suficiente para compreender o que é Cardano. Para realmente criar uma concepção do que é Cardano e como ele trabalha, deve-se conhecer a história de sua fundação, suas técnicas em específico e muito mais.

Antes de ir para os detalhes a cerca do Cardano, é essencial compreender a demanda de negócio que fez com que o Cardano se originasse da plataforma mencionada. Tão famosos como as moedas criptográficas estão, durante os primeiros anos da sua fundação, ocorreram muitas discussões sobre seu valor e potencial de evolução. Porém a tecnologia implícita nele oferece muitas habilidades que várias pessoas têm indicado como a próxima revolução de transformação logo após o advento da internet. Para que essa função seja explorada de forma completa, as plataformas blockchain devem focar mais nas funções que os contratos inteligentes desempenham, além dos apps descentralizados e deixar um pouco de lado às moedas criptográficas. Isto é justamente o que o Cardano está buscando atingir, como observaremos através da explicação a cerca de sua função e sobre o que é o cardano.

Histórico explicado do Cardano

O Cardano foi criado por Jeremy Wood e seu colega Charles Hoskinson. Seu lançamento aconteceu em setembro de 2017, o que fez com que ele se tornasse uma das mais novas moedas criptográficas da indústria. Mas ele conseguiu subir no ranking, através de uma abordagem moderna e tecnológica. Mais tarde falaremos mais sobre isto. Charles Hoskinson tem perfil de empreendedor, e também fez parte da criação da Ethereum, outra plataforma referência em inovação que foi lançada dois anos antes do Cardano. O ponto mais relevante e que diferencia o Cardano desde o seu começo foi a abordagem educacional de sua tecnologia. Isso também fica muito óbvio em sua nomenclatura. O nome completo do Cardano na verdade é Girolamo Cardano, um gênio italiano que é dono dos primeiros cálculos com sistema de probabilidades. Além do mais, a ADA, que é a moeda criptográfica original desta plataforma, é nomeada de Ada Lovelace, filha de Lord Byron, um matemático que é  tido como aquele que foi o primeiro desenvolvedor de computadores .

Há três entidades responsáveis pela supervisão e o desenvolvimento da plataforma Cardano. A Fundação Cardano, que é uma entidade de normalização, que atua de forma independente e possui sede na Suíça, onde trabalha como supervisor e parte do grupo educacional da plataforma. O objetivo desta instituição é promover ecolocar em formatos padrões o Protocolo Cardano. Ela também possui a responsabilidade de disponibilizar dados relevantes  a cerca da tecnologia da Cardano e continuar com o diálogo com os órgãos reguladores, assim como as empresas que são suas parceiras.

O segundo é Input Output Hong Kong ou IOHK. A IOHK foi criada por Charles Hoskinson e Jeremy Wood em 2015. Ela é uma companhia de pesquisa e desenvolvimento de moeda criptográfica que foi contratada para realizar a supervisão e o desenvolvimento da plataforma Cardano até o ano de 2020. A terceira organização que apoia Cardano é chamada Emurgo. Emurgo é uma empresa de capital de risco que ajuda a plataforma que faz parte do time e é responsável por implementar aplicações na blockchain Cardano. A instituição identifica e financia os projetos com o intuito de gerar uma adoção, para o que é blockchain Cardano.

O que é ADA e como ela funciona?

O significado de ADA é bastante simples, ela é uma criptomoeda que se baseia na plataforma Cardano. essa criptomoeda disponibiliza aos seus usuários a função de transferência de capital. Esta é a função mais simples disponibilizada através das redes de blockchain e aquele que foi mencionado primeiramente. Várias pessoas acreditam que as moedas digitais  vão substituir o dinheiro fiduciário para passar a ser um tipo de dinheiro mais usado no futuro. Embora ainda exista um caminho grande a ser percorrido para que esse nível de adoção seja alcançado, o Cardano está preparado para esse tempo já que possui sua criptomoeda própria, a ADA.

Durante um certo tempo específico depois que o Cardano foi introduzido, a criptomoeda ADA só poderia ser salva nos wallets da Daedalus. A Daedalus está a disposição em plataformas  como o Windows e Mac e também tem suporte para outras moedas. Ela possibilita que os usuários enviem e recebam a ADA, além de poder visualizar o histórico das operações. Mas muito além dessa função primária, a  wallet Daedalus oferece também outros tipos de funções que podem torná-la mais atraente para os seus clientes.

Através de uma análise do Cardano, o site do Per Cardano afirma que, fazem parte destas funções as chaves privadas encriptadas e as senhas de gastos que dão segurança contra diversas formas de ameaças. Outra coisa, para os que desejam ter uma segurança extra e tem o interesse em armazenar as suas chaves em um armazém frigorífico, a Daedalus possibilita a exportação de certificados em papel. Além do mais, “A redenção da Ada é edificada de forma direta na Daedalus e da suporte a certificados de redenção criptografados e os que não são criptografados” e “monitoramento ajustável do nível de garantia da operação, deixando que os usuários tenham a ciência de quando as operações passaram a ser irreversíveis”.

Cardano, uma explicação do blockchain 3.0

Como a tecnologia blockchain é algo novo, ela tem apresentado um desenvolvimento muito rápido. Existiram muitas gerações de blockchain categorizadas pelos usuários e membros deste setor. A primeira geração, cuja líder é a maior plataforma de criptomoedas, a Bitcoin, se concentrava potencialmente nas operações e nos ativos digitais como aqueles que substituiriam o dinheiro fiduciário.Uma pergunta as vezes fica no ar, se a criptomoeda Cardano é segura.

Um sistema de pagamento foi criado e isso iniciou o movimento. Porém, a primeira geração do blockchain sofreu com alguns problemas, o que não facilitou a sua adoção. Alguns desses casos incluíam os problemas em relação a escalabilidade. A escalabilidade é referente à capacidade da plataforma de comportar uma quantidade em crescimento de operações. O Bitcoin teve muitos problemas com este fato, pois o período de aguardo e suas taxas de utilização da rede apresentaram muito aumento. No fim, os membros da rede tiveram que gerar uma fara (fork) para poder solucionar o problema.

As questões de administração eram outro problema enorme. Mesmo que a indústria estivesse pronta para adotar a tecnologia e as dificuldades de escalabilidade não existissem, as criptomoedas ainda teriam que enfrentar as barreiras na forma de regulamentações. Essa tecnologia possibilitava operações com alto nível de dificuldade de rastreamento e, então acabava por permitir a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.

Alguns órgãos reguladores em todo o mundo até passaram a proibir por completo essa tecnologia até que uma base regulatória, ou seja, a regulamentação da Cardano, mais apropriada fosse firmada. É natural que as criptomoedas não possam ser mencionadas sem que seja abordada a questão da segurança. Existiam muitos hacks em todo o mundo que como consequência, alguns usuários perdendo o controle dos seus registros. Estas questões tem sua origem nos problemas técnicos que a primeira geração de blockchain vivenciou.

A segunda geração do blockchain, que possuía como líder a Ethereum, tinha como objetivo ampliar as competências da tecnologia, introduzindo a função do contrato inteligente. Os contratos inteligentes possibilitam que as plataformas sejam utilizadas de uma maneira mais ampla e não somente como criptomoedas. Em uma concepção mais técnicos, essa função possibilita operações programáveis, o que quer dizer que as operações podem ser modificadas para acomodar um grupo de condições.

Em algumas plataformas, como é o caso da Ethereum, a linguagem utilizada para escrever os scripts é  a Turing complete, e isso significa que ela pode ser utilizada para implementar qualquer função do computador. Um fato curioso é que isto possibilita a criação de um conjunto mais amplo de ativos digitais do que comente uma única moeda. O blockchain 2.o deu origem a ofertas de moedas e projetos distintos que são interessantes quando utilizam o blockchain.

Blockchain 3.0 e Cardano explicados com detalhes

O Blockchain 3.0 tem tentado solucionar alguns problemas que as versões anteriores enfrentaram que são uma barreira para sua adoção. No blockchain 3.0 você acha a resposta para o que Cardano é. Fazem parte desses problemas a escalabilidade, administração e regulamento, a segurança, a transparência na comunicação e muitos outros.

Esta também é a forma de classificar na qual a Cardane blockchain faz parte. Hoskinson mencionou sobre o problema da escalabilidade, administração e segurança ao explicar o objetivo da Cardano. “Vamos dizer que temos um ponto de vista sobre esses três fatores e acreditamos que criamos a pilha de protocolos adequada que nos possibilitará fazê-las de uma forma muito educada e consistente, que é a revisão por pares. Ele é validado por meio da utilização de métodos formais e uma auditoria de terceiros e é realizado de verdade com uma visão a longo prazo”, ele fala também para explicar o real significado de Cardano.

Explicação sobre o preço e o mercado de capitalização da ADA

Desde o lançamento da cardano, em 2017, assim que ela foi introduzida na indústria, o seu valor começou a subir. Em seu lançamento, um ADA possuía o valor de cerca de US$ 0,02. Logo após alguns meses, todo o mercado de criptomoedas passou por uma mudança muito veloz, e os preços de todos os tokens apresentaram um grande aumento. E a Cardano não foi uma exceção a esse ocorrido. No seu auge, o preço alcançou US $1,15, um aumento de 5,750%.

O valor não conseguiu seguir o ritmo de crescimento e, como todo o mercado começou a passar por um queda, e então a também Cardano apresentou uma caída. No mês abril de 2018, ocorreu um aumento no valor, mas também foi invertido e o preço se firmou em torno do valor de US $ 0,06, que ainda aponta um crescimento se compararmos com o preço de seu lançamento, mas em um nível escala bem menor do que a vivida por outras criptomoedas que foram introduzido ao mercado alguns anos antes.

A capitalização de mercado da ADA no começou foi apenas um pouco mais de US $500 milhões, o que demonstra como as criptomoedas já eram conhecidas naquela época. Durante o seu auge, quase conseguiu atingir US $30 bilhões em quantia, mas conforme ela diminuiu aos poucos o seu preço, a capitalização de mercado teve uma queda um pouco abaixo de US $2 bilhões. Isso ainda é suficiente para fazer da ADA a nona maior criptografia em todo o mundo,  e ela o é desde novembro de 2018. Muito poucas pessoas que gostam do mercado das criptomoedas não conhecem o que significa Cardano. No ranking, ela fica abaixo da Tether e em uma posição superior a Monero.

Como conclusão para a resposta da questão, o que é Cardano: O Cardano é uma nova geração de tecnologia de ponta do blockchain que está procurando solucionar alguns dos obstáculos que são enfrentados pelas versões antecessoras para auxiliar sua adoção tecnológica. A Cardano é fundamentada em uma abordagem de filosofia que a torna diferente de todas as outras plataformas disponíveis no mercado.

Além do mais, ela é motivado peplo objetivo de levar seus serviços econômicos para os sub-bancários ao redor do mundo. “A missão generalista vai mais além de um grupo privado de inovações, é oferecer um ecossistema com mais equilíbrio e sustentabilidade que atenda mais adequadamente as demandas dos seus usuários,e assim como a outros sistemas que buscam por uma integração”, assim fala a filosofia da plataforma e, realmente, a rede foi desenhada dessa maneira para colaboras para a criação deste ecossistema.

O Cardano também é diferente do resto das outras plataformas, já que retira o concentração das negociações e das modificações de valor nas criptomoedas e ressalta a função da tecnologia, seus recursos e a forma como o cardano funciona e como pode auxilar na transformação de mundo melhor. Isso é nitidamente destacado no comentário de Charles Hoskinson: “Caso você me veja buscando ampliar o valor da Ada, é em razão de eu estar comprometido e observando toda a Ada. O Cardano só terá valor se for baseado em um trabalho árduo, através da utilização do mundo real e do uso da plataforma. Eu não estou aqui para fazer com os negociantes se tornem muito rico algum dia. Eu estou aqui para mudar o mundo”.(Foto: Pinterest)

VEJA TAMBÉM

TRILHA DAS ÁGUAS: DAE E PREFEITURA FARÃO EVENTO NO DIA DO MEIO AMBIENTE

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI