Carlos Ungaro: Ex-vereador é homenageado com obra de arte

carlos úngaro

O saguão do prédio anexo da Câmara Municipal de Jundiaí agora conta com uma obra de arte de Inos Corradin. A peça, uma homenagem ao ex-vereador Carlos Ungaro(foto ao lado), foi oferecida generosamente pela família do político falecido em 1994. “O vereador Carlos Ungaro deixou um legado de dedicação e amor pela nossa cidade. Mais do que uma liderança política, foi um exemplo de cidadania. Como professor, ele moldou gerações com conhecimento e valores. Como atleta amador, demonstrou que disciplina, esforço e superação são virtudes que transcendem o esporte e refletem na vida cotidiana. Acima de tudo era um homem que sabia da importância da juventude para construção da nossa sociedade”, afirmou o presidente da Câmara, Antônio Carlos Albino.  

A obra foi doada pelo irmão do vereador, José Antonio Ungaro, e a solenidade de entrega foi acompanhada por vários representantes da família, inclusive pelo sobrinho-neto do homenageado, dr. Gustavo Ungaro, atual presidente da 33ª Subseção da OAB. Participaram do evento os vereadores Antônio Carlos Albino, Rogério Ricardo da Silva e Faouaz Taha – autores do Projeto de Lei nº 14493/2024, que denomina “Carlos Úngaro” o saguão do prédio anexo. Também prestigiaram a solenidade o vereador Daniel Lemos e o vereador eleito Rodrigo Albino.

Ungaro nasceu em 1943. Foi economista e professor pela Faculdade de Ciências Econômicas Padre Anchieta. Foi vereador na 6ª Legislatura(1969-1972), sendo vice-presidente no primeiro biênio, e depois presidente (1971-1972). Foi reeleito para mandato entre 1973-1976. Grande esportista, elevou o nome de Jundiaí em importantes campeonatos pelo Brasil, especialmente nas modalidades voleibol, tênis e natação.

A entrega desta obra não é apenas um gesto simbólico, conforme Albino. “É um ato que reafirma o compromisso da Câmara Municipal em preservar a memória daqueles que construíram o que somos hoje. A história de Jundiaí é feita de pessoas como Carlos Ungaro, que, com coragem e determinação, ultrapassaram desafios e dedicaram suas vidas ao bem coletivo. Este espaço, que é a casa do povo, deve sempre refletir essa pluralidade de histórias e exemplos. Aqui, celebramos as diferentes vozes, opiniões e visões que compõem nossa comunidade. E é também nosso dever abrir as portas para que a população participe, conheça e reconheça sua própria história”, explicou o presidente do Legislativo.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES