CARNAVAL 2023 de Jundiaí deverá ser em fevereiro e abril

carnaval 2023

O Carnaval 2023 de Jundiaí deverá ser em dois tempos: os blocos tomarão as ruas em fevereiro. Já as escolas de samba desfilarão em abril. A Lijunes(Liga Jundiaiense de Escolas de Samba) explicou que a mudança tem como objetivo garantir desfiles de qualidade. A Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura informou que recebeu a sugestão da liga e deverá avaliá-la na próxima semana.

Oficialmente, o Carnaval 2023 acontece entre os dias 18 e 21 do próximo mês. Apesar da Unidade de Cultura dizer que a possibilidade será analisada, a Lijunes já divulga que os desfiles acontecerão nos dias 15 e 16 de abril, depois da Quaresma e Páscoa, na Cidade Administrativa.

Nas redes sociais, a liga informa que no último dia 10 aconteceu uma reunião entre a entidade e os presidentes das escolas de samba para discutir a organização dos desfiles. “Por dois anos, o nosso carnaval ficou parado devido a pandemia. Com o início dos trabalhados do Carnaval 2023 chegou-se ao consenso que abril é a melhor data para a viabilidade dos desfiles deste ano. Em fevereiro não teríamos tempo hábil para apresentar um carnaval de qualidade para a população da jundiaiense”, diz a nota.

O Jundiaí Agora questionou a Prefeitura sobre as duas datas, principalmente em relação à organização e segurança de dois carnavais. A resposta: “A Unidade de Gestão de Cultura informa que recebeu a sugestão de datas para o desfile de Carnaval nos dias 15 e 16 de abril, uma semana depois do encerramento das celebrações relativas à Quaresma e Páscoa. Na próxima semana, a proposta será avaliada, contudo, vale salientar que a sugestão não afeta o edital de blocos de rua”.

Blocos – A Prefeitura de Jundiaí lançou o edital de credenciamento para os blocos de carnaval de rua da cidade. O texto tem o objetivo de organizar e liberar o uso de espaço público para a realização dos desfiles que poderão acontecer entre os dias 10, 11, e 12 e de 17 a 21 do próximo mês, com horário limite de término todos os dias fixado às 20h.

O edital credenciará os blocos não só nos períodos de Carnaval, mas que comprovadamente realizam durante o ano ações de alcance artístico, cultural e social. Já para os novos blocos, suas propostas serão avaliadas pela comissão interplataformas da Prefeitura que reúne as Unidades de Gestão de Cultura, Mobilidade e Transporte e a Guarda Municipal, que avaliará a segurança dos foliões, as condições de impacto no trânsito, transporte e segurança de cada local.

O credenciamento dos blocos de carnaval de rua deverá ser realizado até o dia 18 de janeiro pela internet. Pessoas físicas ou jurídicas poderão se inscrever junto ao site da Unidade de Gestão de Cultura, por meio do Sistema de Cadastro de Artistas, clicando aqui.

Mais informações sobre as inscrições, documentação necessária, datas e horários, obrigações da Prefeitura e dos blocos e disposições gerais podem ser consultadas na Imprensa Oficial extra páginas de 09 a 12. Clique aqui.  

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES