A Carreta da Mamografia, iniciativa para ampliar o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama, ficará em Jundiaí até este sábado (24). O veículo está no Paço Municipal, na avenida Liberdade, s/n.º, no Jardim Botânico. A ação é uma parceria do Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Estado da Saúde com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).
O serviço é destinado para mulheres de toda a região que não fizeram o exame há mais de um ano. Para quem tem entre 50 e 69 anos, basta apresentar o RG e o cartão do SUS. Para mulheres entre 35 e 49 anos ou acima de 70 anos, é necessário estar com o pedido, que pode ser emitido pela equipe da UGPS disponível no local.
De segunda a sexta-feira, a Carreta da Mamografia oferece 50 atendimentos das 8h às 17h. Aos sábados, são 25 atendimentos, das 8h às 12h. As senhas são distribuídas por demanda espontânea e por ordem de chegada. As mulheres levam para casa as imagens e a senha para acessar o laudo pela internet. Em caso de alteração, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.
Castração – A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), realizará um mutirão de castração gratuita de cães e gatos no bairro Medeiros. A ação está marcada para sábado(24) e domingo, na EMEB Aparecida Merino Elias e busca promover o controle populacional de animais domésticos, garantindo o bem-estar animal e contribuindo para a saúde pública da região.

Os tutores interessados em castrar seus pets precisam realizar um cadastro prévio, que pode ser feito por meio do site do DEBEA, pelo site e aplicativo da Prefeitura ou pelo telefone (11) 4589-9307. Após a inscrição, a equipe do DEBEA entrará em contato para agendar o horário do procedimento.
A castração é uma das formas mais eficazes de garantir o bem-estar dos pets e ajudar a reduzir o abandono. Além de evitar crias indesejadas, ela previne doenças graves e aumenta a expectativa de vida dos animais. Iniciativas como os mutirões de castração permitem que mais tutores tenham acesso a esse serviço fundamental.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES