CEMITÉRIOS: Finados terá movimento de até 18 mil pessoas

cemitérios

A Prefeitura de Jundiaí espera, no Dia de Finados, movimento de até 18 mil nos dois cemitérios municipais, o Nossa Senhora do Desterro e o Nossa Senhora do Montenegro. O aumento de visitações deverá começar neste sábado(29) e se estenderá até 2 de novembro.

O Departamento de Trânsito realizará reforço na sinalização nas proximidades dos cemitérios, além do fechamento das ruas de acesso. A medida tem como objetivo aumentar a segurança dos visitantes. O esquema de transporte coletivo deverá ser definido nesta semana.

O atendimento aos visitantes será humanizado, acolhedor e de orientação. Nos dois cemitérios haverá carrinhos elétricos para pessoas com dificuldades de locomoção.

Sobre o mosquito da dengue, este é um tema permanente nos cemitérios públicos de Jundiaí. Os visitantes serão orientados a levarem vasos com terra ou flores artificiais para evitar o acúmulo de água e assim evitar a proliferação do inseto.

O Cemitério Nossa Senhora do Desterro é o maior espaço público da região central, com mais de 116 mil quadrados e mais de 10 mil sepulturas.

Neste cemitério, os visitantes podem conhecer as histórias de personalidades de Jundiaí. Nos túmulos há placas de aço inox com um código de QR Code coladas nas sepulturas. Os túmulos foram divididos em quatro categorias:

-Personagens Históricos (personalidades que figuraram na sociedade e política local do final do século 19 e início do século 20, como o Barão de Jundiahy e Conde do Parnahyba, entre outros)

-Personagens Urbanos (como o engenheiro Leonardo Cavalcanti, que nos anos 20 morreu eletrocutado ao fazer uma inspeção pela linha férrea da Companhia Paulista e a jovem Maria Polito, que em 1900 foi vítima de feminicídio praticado pelo próprio marido)

-Prefeitos de Jundiaí (incluindo alguns intendentes, que era o cargo responsável pela cidade antes da Proclamação da República)

-Professores Inesquecíveis (muitos deles, inclusive, que emprestam seus nomes a escolas de Jundiaí).

Já o Cemitério Nossa Senhora do Montenegro é o maior espaço público da região Sul da cidade, com mais de 106 mil quadrados e mais de 8.500 mil sepulturas.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES