Cenário Encantado de Natal da ACE ainda não está definido

CENÁRIO DE NATAL

A pandemia de Covid-19 também deixou o planejamento do Dia das Crianças e do Natal indefinidos na Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Jundiaí. Assim como informou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas(CDL), Edison Maltoni, os preparativos dependem de como estará o plano de flexibilização de atividades do Governo do Estado. Por este motivo, conforme explicou o presidente da ACE, Mark Willian, ainda não está definido se o Cenário Encantado de Natal, na praça da Catedral Nossa Senhora do Desterro, será montado. A entrevista com ele:

Como a Associação Comercial está se preparando para o Dia das Crianças e Natal?

O governador João Doria já anunciou que a nova revisão do Plano São Paulo será somente em 9 de outubro. A nossa expectativa é a de que na data o governador anuncie o avanço da região para a fase verde. Com a flexibilização dos horários e mudanças de fase a tendência é de um cenário cada vez melhor melhor. Esperamos que nos próximos meses o comércio consiga um movimento próximo do que apresentava antes da pandemia.

Continuar na Fase Amarela, até o Dia das Crianças, afetará muito o faturamento dos lojistas?

O que prejudicou o comerciante nesta pandemia foi a obrigatoriedade de trabalhar de portas fechadas e a interrupção do atendimento físico. Isto ocorreu de repente. Muitos comerciantes já estavam em uma situação ruim antes da pandemia e com o fechamento a crise só piorou. Muitos não tinham caixa para se manter por tanto tempo de portas fechadas. Mas muitos também não estavam preparados para vender no on-line. Por isso, desde o início da pandemia mantivemos o diálogo com a Prefeitura para a flexibilização do comércio. Com a reabertura das lojas, mesmo com a limitação da capacidade de atendimento, o comércio começa a dar sinais de reação e esperamos que siga em crescimento nos próximos meses.

O que a ACE está planejando para incentivar as compras para 12 de outubro? Promoções? Descontos?

Por conta das incertezas em relação à flexibilização do comércio, a ACE optou por não realizar campanha alusiva ao Dia das Crianças e investiu na segunda etapa do ACE Apoia, que distribuiu, aos associados inscritos na campanha, totens e outros produtos de prevenção à Covid-19, que incentivam a abertura consciente dos estabelecimentos comerciais e a continuidade de hábitos como a higienização de mãos e de ambientes.

Estao elaborando alguma outra estratégia já que o delivery e drive thru deverão continuar em alta até o Dia das Crianças e Natal?

A ACE já está planejando as ações de Natal. Mas entendemos que na era da Indústria 4.0, em um mundo cada vez mais digital dinâmico, o consumidor ganhou poder de exigir a melhor experiência ao se relacionar com empresas e marcas. Este comportamento já passava por transformações, que se intensificaram com a pandemia. O cliente dessa é mais conectado, informado, engajado e cada vez mais exigente. Gosta de atenção e feedback. A crise provocada pela pandemia mostrou que o que era uma tendência virou necessidade. Os comerciantes tiveram que fazer em 30 dias uma transformação digital prevista para cinco anos. Durante o isolamento social os canais digitais e os aplicativos foram essenciais para o comerciante manter o relacionamento com o seu cliente. E o consumidor gostou desta conveniência. Mesmo com a reabertura das lojas, o lojista não pode abandonar mais os seus canais digitais e deve olhar com atenção para o novo comportamento do consumidor e usar a internet como sua aliada. A Associação Comercial entende esta necessidade de todos se atualizarem e desde o inicio da pandemia fez lives e aulões on-line gratuitos para incentivar a inovação e a mudança e olhar em relação ao cliente. A intenção da ACE é continuar investimento em cursos da Escola de Negócios e ações que estimulem o uso mais eficiente da tecnologia.

A ACE montará o Cenário Encantado na praça da Catedral este ano? Teremos o caminhão rodando a cidade? Haverá decoração nas ruas dos principais bairros comerciais?

A ACE Jundiaí já está estruturando a Campanha de Natal mas por conta da pandemia e dos protocolos de saúde pretende realizar ações sem estimular aglomerações. Por este motivo ainda não está fechado se haverá ou não montagem de cenário encantado na praça. A ACE também analisa a possibilidade de o Caminhão Encantado circular pelos bairros da cidade. O investimento pretendido é igual ao do ano passado: R$ 215 mil. Mas a programação ainda não está fechada.

As ruas serão decoradas?

O Natal é a principal data comemorativa para o varejo e ações como montagem de Cenário Encantado, um atrativo para o consumidor e um estímulo para as vendas. É por este motivo que a ACE, como entidade representativa do comércio, está planejando ações que possam encantar os consumidores e estimular as vendas dos estabelecimentos comerciais.

Sobre as ações do comércio para o Natal, a Prefeitura divulgou a seguinte nota: O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) reúne-se com frequência para análise situacional e a decisão pela realização ou não de eventos, bem como de seu protocolo, depende do cenário epidemiológico do Município próximo às suas datas de realização. A Prefeitura informa ainda que seguirá realizando fiscalizações integradas no Município, seguindo as determinações dos decretos municipais e do Plano SP do Governo do Estado.

VEJA TAMBÉM

VOCÊ SABE O QUE SÃO PESSÁRIOS? A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA. CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI