A Prefeitura de Jundiaí abriu pregão eletrônico para contratar empresa para fazer pesquisa censitária da população em situação de rua. O encaminhamento das propostas irá até as 9h30 do próximo dia 9. A proposta inicial é de quase R$ 130 mil. O objetivo da Unidade de Gestão de Assistência Social(UGADS) é levantar dados aprofundados sobre estas pessoas para realinhamento e implantação de novos serviços. A Unidade Gestora quer identificar o perfil desta população, motivos para continuar vivendo nas ruas de Jundiaí, os locais de permanência, fluxo de trânsito e passagem. Os antecedentes criminais não serão consultados já que não fazem parte da ação desenvolvida pela UGADS.
Entre maio de 2021 e o mês passado, a unidade fez uma pesquisa para levantamento de dados das pessoas assistidas na Operação Noites Frias. “Nestas ocasiões é registrado o maior fluxo de atendimento. No entanto, o levantamento não tem a sistematização e profundidade de uma pesquisa censitária”, argumentou a UGADS. Durante os 12 meses de levantamento, levando em consideração a Covid-19, Jundiaí teve aumento médio de 35%, segundo os registros mensais.
CONFIRA A CAMPANHA DE INVERNO 2022 DA PREFEITURA DE JUNDIAÍ
Em Jundiaí, o Centro Pop é a porta de entrada para o atendimento da rede sociossistencial para a população em situação de rua. No local, são oferecidos serviços diversos como alimentação, higiene pessoal, lavagem de roupa, guarda de pertences, além do atendimento técnico para início da construção do Plano Individualizado de Atendimento (PIA).
Conforme a permanência e referenciamento do usuário na rede de serviços, ele pode ser encaminhado para vagas com direito a pernoite na Casa de Passagem, e, na sequência, para os abrigos, onde a permanência pode ser de até dois anos prorrogáveis, e para a república, em que o usuário também contribui com parte dos custeios de permanência.
“Como o objetivo da rede, além da sobrevivência e garantia de direitos dos usuários, é permitir que ele retome seu protagonismo de vida e possa sair da situação de rua, são oferecidas possibilidades com foco na empregabilidade, como oficinas de artesanato, confecção de currículo, atualização de documentos e encaminhamentos de contatos para iniciativas parceiras, disponíveis para a oferta de vagas”, conclui a nota da UGADS.
VEJA TAMBÉM
DAE CRIA NOVA CAMPANHA PARA USO CONSCIENTE DA ÁGUA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES