CHOCOLATARIA. Um pouco do Rio Grande do Sul na rua do Retiro…

CHOCOLATARIA

Cadê os chocólatras de plantão? Se você é um apaixonado por chocolate, vem comigo conhecer essa deliciosa chocolataria que trabalha com produtos lá do Rio Grande do Sul! Veja a reportagem de Márcio Miguel, da TVTEC:

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CHOCOLATE?

Chocolate amargo – Os chocolates amargo e meio amargo, por exemplo, levam pouco ou nada de leite em sua constituição. Também, possuem pouquíssimo açúcar e pouco teor de gordura, tendo o cacau como ingrediente primordial.

Existem diversas variações nesta classe, como os clássicos 60%, 70% e 80% de cacau que vemos nas embalagens destes produtos. Além disso, são conhecidos por ter um sabor mais amargo, como dito pelo próprio nome.

Assim, se você está buscando fazer uma receita que não seja extremamente doce (balanceia o adocicado excessivo do açúcar e do leite condensado, por exemplo) e, de brinde, utilizar o tipo de chocolate que possui a maior concentração de nutrientes do cacau, essa é a melhor opção para você!

Chocolate ao Leite – O chocolate ao leite, um dos mais comuns no mercado, possui leite, açúcar e teores de cacau menores que 50% em sua composição. Esses ingredientes fazem com que esse tipo de chocolate seja mais cremoso e tenha um sabor mais adocicado, sendo muito utilizado em ganaches e coberturas em geral.

O ao leite também apresenta maiores teores de gordura que os outros tipos, além de menor teor de nutrientes que o amargo (uma vez que se utiliza menos massa de cacau). Ou seja, se você está buscando um chocolate mais saudável, esse provavelmente não é seu escolhido!

Chocolate Branco – O branco, por outro lado, é o único tipo de chocolate que não leva as amêndoas de cacau processadas em sua composição, sendo considerado um chocolate “falsificado”. Nesse caso, é utilizada apenas a manteiga de cacau (extraída das sementes do fruto), além de açúcar e leite.

Possui aquela coloração mais clara, alta cremosidade e sabor ainda mais adocicado, permitindo ser utilizado na maioria das sobremesas.

Além disso, por não levar o cacau diretamente em sua composição, o chocolate branco possui grandes quantidades de açúcar e gorduras. Um verdadeiro vilão ao nosso organismo!

Chocolate Ruby – Considerado o 4º tipo de chocolate, a classificação Ruby surgiu pela indústria Barry Callebaut (a maior fabricante de chocolate no mundo). Esse chocolate, com coloração naturalmente rosada, é feito a partir de frutos do cacau cultivados no Brasil, Equador e na Costa do Marfim.

Essa exclusividade Callebaut leva a um chocolate com aproximadamente 47% de teor de cacau e 36% de gordura, além de apresentar tons mais ácidos e frutados na boca.(Fonte: www.ejeq.com.br)

VEJA TAMBÉM

IMUNIDADE: REMÉDIOS NÃO PREVINEM CORONAVÍRUS

ONZE FOTOS PARA MATAR A SAUDADE DA ESCOLA DO PROFESSOR LUIZ ROSA ROSA

FISK DA RUA DO RETIRO OFERECE SOLUÇÃO BILÍNGUE PARA ESCOLAS

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI