Chuvas fortes e QUEDA DE ÁRVORES

chuvas

Na última segunda-feira(22), nossa região recebeu chuvas fortes com queda de árvores. As chuvas vieram acompanhadas de ventos fortes. Só na Capital, caíram 139 árvores, gerando muitos transtornos, mas de quem é a culpa? Em Jundiaí constam que ao menos 80 árvores caíram e os ventos chegaram a 70 km/h, afetando fornecimento de energia elétrica e água.

As chuvas, abrindo a Primavera,  eram muito aguardadas, pois um tempo antes havia alertas para incêndios e tempo seco, prejudicial ao meio ambiente e à saúde. Muito se tem falado das mudanças e emergências climáticas causadas pelo aquecimento do planeta, com eventos cada vez mais rigorosos e extremos (secas prolongadas, chuvas com volume expressivo, etc.)

As árvores não são as vilãs, são as vítimas. Elas são nossas aliadas em todos os lugares. Elas são importantes nas áreas de preservação ambiental, bem como nas áreas urbanas, nas margens dos córregos e rios, nas praças, jardins e também nas calçadas.

São inúmeros os benefícios que as árvores proporcionam.  As árvores tornam o clima da cidade mais ameno, aumentam a umidade relativa do ar, ajudam a diminuir as enchentes, a controlar os ventos, a diminuir a poluição sonora. Ainda, fornecem oxigênio e funcionam como um filtro das partículas em suspensão no ar, diminuindo, a poluição atmosférica. Atraem e mantém variadas espécies de animais.

Ao apreciar a beleza de uma árvore, as pessoas exercitam a sua sensibilidade, trazem paz e despertam emoções e criatividade.

A arborização urbana também proporciona economia de recursos públicos, havendo estudos que indicam que elas ajudam a evitar danos ao pavimento asfáltico, regulando a temperatura e evitando choques térmicos quando caem as chuvas, reduzindo também danos com enchentes.  Uma única árvore frondosa possui o efeito refrescante de quatro aparelhos de ares-condicionados. Além disso, transfere cerca de 400 litros de água por dia para o ar, resfriando seu entorno e melhorando na umidade relativa do ar.

Melhorar a arborização urbana e cuidar de podas adequadas é fundamental. Se uma árvore necessita ser removida, deve ser substituída.

Se árvores caem durante as chuvas, muitas vezes é porque não foram devidamente cuidadas, sofreram com podas irregulares, suas raízes foram estranguladas pelas calçadas e pelo concreto, foram plantadas espécies inadequadas para o passeio público, não foram retiradas a tempo quando detectada a possiblidade de queda, entre outros fatores, na maioria das vezes tendo como causa a ação humana.

OUTROS ARTIGOS DE CLAUDEMIR BATTAGLINI

OS IPÊS E A PRIMAVERA

TRAMA DA VIDA

SOMOS UM

ECOVILAS

Na natureza é comum que árvores caiam, que chuvas sejam intensas com ventos fortes, sendo possível conciliar nas cidades a presença da arborização urbana, que proporciona mais benefícios do que malefícios. Aliás, se caem árvores com as fortes chuvas, elas podem ter servido como barreiras para evitar que casas, comércios, hospitais, órgãos públicos, fossem destelhadas e pessoas fossem feridas, assim protegendo outros bens e vidas.

Aliás, há uma frase sem autor conhecido, que aponta que: “Tudo na vida tem dois lados: o bom e o ruim. Quem só vê o lado ruim vive pela metade. Pela pior metade”. Em relação à arborização urbana, deve ser bem executada e ter adequada manutenção, pois, sem dúvidas, que as árvores são fundamentais para melhorar a qualidade de vida.(Foto: Priscila Mendes/Rua Zufferey, vila Progresso, 22 de setembro de 2025)

CLAUDEMIR BATTAGLINI

Advogado, Especialista em Direito Ambiental, Professor Universitário, Promotor de Justiça (inativo), Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Subseção Jundiaí e Vice-presidente do COMDEMA Jundiaí 2023/2025. E-mail: battaglini.c7@gmail.com        

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES