Campo Limpo Paulista registrou, nas últimas 72h, acúmulo de chuvas de 290 milímetros, deixando a cidade em estado de alerta. De acordo com a Defesa Civil, muitos bairros da cidade foram atingidos, entre eles, Pau Arcado, Parque Internacional, São José, Jardim Europa, Jardim Santa Maria, Botujuru, entre outros. Em Várzea Paulista, segundo o Governo do Estado, ocorreram cinco mortes. O governador João Doria sobrevoou as cidades mais afetadas e liberou verbas tanto para Várzea como para Campo Limpo. Cada uma receberá R$ 1 milhão.
Além da Defesa Civil, outros departamentos da Prefeitura de Campo Limpo e soldados do Exército trabalham na ação desde a madrugada, para auxiliar os moradores atingidos pelas chuvas. Não houve nenhuma vítima, os prejuízos foram ambientais e materiais. Nesta manhã, cerca de 40 casas foram interditadas no bairro Marchetti e Botujuru. A Defesa Civil realizou as vistorias e agiu dessa forma por precaução. Inclusive, o exército foi acionado para auxiliar em pontos mais críticos, que necessitam, inclusive, do apoio de transporte aquático. A secretaria de Educação abriu a porta de escolas para acomodar as famílias que estão em áreas de risco, como uma medida de prevenção.
O coordenador da Defesa Civil, Thiago Schiavinato, alerta que em caso de emergência, o órgão pode ser chamado pelos telefones 199, 192 ou, ainda, pelo WhatsApp: (11) 9 7549-8743. O órgão pede que as pessoas evitem sair de casa e fiquem atentos aos canais oficiais da prefeitura, evitando assim as Fake News que já começaram a circular. “Nossa equipe está trabalhando em conjunto com outras pastas da prefeitura, para levar informações corretas aos munícipes e assim evitar maiores transtornos. Até o momento, não houve nenhuma vítima, nossa prioridade no momento é garantir a segurança e integridade de todos os munícipes”, afirma Thiago.
Governo do Estado – O governador João Doria sobrevoou neste domingo (30) as regiões castigadas pelas chuvas em Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras, na Região Metropolitana de São Paulo. Doria anunciou a liberação imediata de R$ 15 milhões para um total de 10 cidades, em diversas regiões do Estado, para auxiliar as prefeituras na recuperação urbana e social. Segundo a Defesa Civil do Estado de SP, desde a última sexta-feira (28), os transtornos provocados pelo mau tempo já provocaram 18 mortes, incluindo sete crianças, e deixaram cerca de 500 famílias desabrigadas ou desalojadas.
VEJA TAMBÉM
METODOLOGIA: EX-ALUNO ELOGIA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI