Cidade das Crianças é apresentada em seminário do MEC

cidade das

A convite do MEC(Ministério da Educação), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças.

Realizado em Mauá, na região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores públicos de Municípios dos quatro Estados da Região Sudeste, principalmente das pastas de Educação, Saúde e Assistência Social.

“A intersetorialidade está na origem do programa Cidade das Crianças em Jundiaí, pois tendo como ponto focal a Cultura, está diretamente ligada à Unidade de Gestão de Educação por conta do modelo de governança da Prefeitura por plataformas. Ela está também presente no Grupo de Trabalho (GT) Criança na Cidade e no Comitê das Crianças, uma vez que sua composição se dá, anualmente, por sorteio dos estudantes oriundos tanto da rede municipal quanto particular de ensino”, comentou Peroni.

O gestor ressaltou ainda que a participação de Redes Internacionais com foco no desenvolvimento das Infâncias é um dos eixos do programa municipal. “Atualmente, Jundiaí faz parte das Redes Mundial de Cidades das Crianças e Rede Urban95, além de ser a sede da Rede Brasileira de Cidades das Crianças. A primeira delas é uma concepção do pedagogo italiano Francesco Tonucci que, em linhas gerais, traz a importância da escuta das crianças e a intersetorialidade das políticas públicas para as Infâncias como seus principais conceitos norteadores, tema deste seminário.”

Obesidade infantil – O programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil da Unidade de Gestão de Educação (UGE) finalizou esta semana as medições do peso e altura dos estudantes, etapa do programa para o início do ano letivo. Já nesta fase, foi identificada melhoria nas medições das cerca de 1,2 mil crianças impactadas pelo programa, com 19,13% dos estudantes com sobrepeso ou obesidade, índice inferior aos 26% identificados no ano passado e à média mundial de 30% apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil é desenvolvido em parceria da UGE com as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Esporte e Lazer (UGEL) da Prefeitura e com a Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). A iniciativa surgiu em 2017 e foi retomada, após a pandemia, em 2022.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES