Jundiaí ganhará cinco vans para transporte de portadores de deficiência

cinco vans

A Prefeitura de Jundiaí firmou convênio com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo de São Paulo, e agora faz parte do programa Cidade Acessível. O município receberá cinco vans avaliadas, no total, em R$ 1.404 milhão e vários equipamentos. O programa foi lançado em setembro do ano passado e prevê parcerias com as prefeituras para aquisição de equipamentos e desenvolvimento de obras que promovam a inclusão e acessibilidade. O Estado investirá R$ 110 milhões.

Em Jundiaí, de acordo com dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de 2021, há 28.889 pessoas com deficiência. Dessas, 8.541 com deficiência motora. A proposta inicial é de que os veículos sejam integrados ao SAEC (Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos), com estudo da viabilidade da criação e regulamentação do serviço de transporte sanitário eletivo, destinado às pessoas com deficiência física(pacientes do SUS) que não podem usar o transporte público. As cinco vans contarão com elevadores e baias para fixação de cadeira de rodas, o que permitirá o transporte com comodidade e segurança. A avaliação será de responsabilidade do médico do próprio portador de deficiência.

Os serviços dos veículos adaptados terão início tão logo Jundiaí receba a doação e o modelo de funcionamento seja definido e regulamentado. Além disso, o município será contemplado com a transferência de equipamentos, sendo uma academia adaptada, dois playgrounds adaptados e seis cadeiras de trilha.

VEJA TAMBÉM

PREFEITURA DE JUNDIAÍ ABRE INSCRIÇÕES PARA HACKATHON

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES