Circuito das Frutas: Relatora aprova criação de ROTA TURÍSTICA

circuito das frutas

A deputada federal Simone Marquetto(MDB/SP/foto), deu parecer favorável à criação da Rota Turística do Circuito das Frutas, que contempla as cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Ela foi a relatora do projeto 301/2024, do deputado Fernando José Marangoni(União Brasil/SP), apresentado em fevereiro deste ano. A proposta ainda será avaliada pelas comissões internas da Câmara dos Deputados. Se o projeto for aprovado, a estrutura, gestão e promoção do Circuito das Frutas receberão apoio dos programas do Governo Federal com o objetivo de fortalecimento da regionalização do turismo e, inclusive, divulgação no exterior.

Na justificativa, a relatora afirma que “os 10 municípios da rota já formam um arranjo turístico conhecido como Circuito das Frutas, que inclusive foi instituído pelo Decreto 47.180/2002 do Estado de São Paulo. O turismo é uma atividade já consolidada na região, de forma que o projeto seria a oficialização, em
caráter nacional, de uma região turística que já opera em conjunto há largo tempo. A formação de arranjos produtivos locais de turismo por meio de roteirização turística, tal como propõe o deputado Marangoni, é uma alternativa muito mais efetiva para a desenvolvimento turístico local do que a atuação de cada município feita de forma isolada. A possibilidade de realização de promoção comercial, de investimentos de infraestrutura e de capacitação de mão de obra em conjunto resulta em ganhos sinergéticos aos municípios participantes”.

Segundo a deputada, “das frutas, como elemento distintivo da região, deriva uma atividade turística, com o perdão do trocadilho, muito frutífera. Derivam, por exemplo, eventos como Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba e do Figo. Não temos dúvidas de que a criação da rota proposta é legítima, de forma que nosso apoio é mais do que indicado. Os efeitos da criação da rota são diversos e muito positivos, como o fortalecimento da identidade regional, agregação de valor aos produtos turísticos, facilitação de acesso ao crédito, criação de melhores estratégias de desenvolvimento comum e tantos outros mais”.

VEJA O RELATÓRIO COMPLETO DA DEPUTADA SIMONE MARQUETTO

CLIQUE AQUI E LEIA, NA ÍNTEGRA, O PROJETO DO DEPUTADO FEDERAL

Já o deputado Fernando José Marangoni explica: “com a criação da rota, toda a região será valorizada como destino turístico de alcance nacional e até internacional. As populações destas cidades terão benefícios econômicos e sociais”, argumenta. Na longa justificativa do projeto, Marangoni, cita os atrativos de cada cidade que faz parte do Circuito das Frutas.

Sobre Jundiaí, ele afirma que “nacionalmente conhecida como “Terra da Uva”, a cidade ganhou este apelido pela produção de uva Niagara rosada, surgida espontaneamente na década de 1930 nos vinhedos do município. A cidade é marcada pela presença de imigrantes, pela cultura e pelo enorme patrimônio histórico, fruto de um desenvolvimento que marcou o crescimento do estão de São Paulo. Atualmente, Jundiaí é ainda a maior produtora de uva Niagara do país, produzindo também pêssego, morango, caqui e outras frutas. Destacam-se as Festas do Morango e da Uva, além da festa do bairro da Colônia. Jundiaí possui ainda inúmeras belezas naturais, dentre elas a Serra do Japi, patrimônio ambiental do Estado”.

O Polo Turístico Circuito das Frutas foi criado em outubro de 2002 pelo então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Trata-se de um consórcio intermunicipal que tem como objetivo promover e expandir o turismo na zona rural, gerando o desenvolvimento da região com novos empregos e atrativos.(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES