CLANDESTINAS: Conheça a banda feminista e queer de Jundiaí

clandestinas

A banda Clandestinas, de Jundiaí, foi formada em 2017, da necessidade de se fazer ouvida em seus questionamentos sobre padrões de gênero e sexualidade. A ferramenta para isto? A música. “Nós, Clandestinas, existimos e junto com todas as mulheres, continuaremos incomodando, gritando arte e luta”, afirmam as integrantes nas redes sociais. A banda se autodenomina ‘feminista e queer’. Recentemente, se apresentaram no Sesc Pompeia e lançaram o single “Eu Sou LGBT“, que está disponível em todas as plataformas de streaming. Em 2020 lançaram um álbum com 13 músicas. Um ano antes, participaram do filme “Pluma Forte“.

Segundo o site Brasil Educação, Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Já o termo ‘queer’ é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero ou orientação sexual, de acordo com o G1.

A banda é formada por Camila Godoi(contrabaixo e voz); Jojô Cid(guitarra e voz) e Natiê Benite(bateria e voz). “Com as nossas músicas, os nossos corpos e com os nossos afetos, combatemos o machismo, o patriarcado, o racismo, a LGBTfobia e todas as várias formas de opressões estruturais”, afirmam.

O álbum – As Clandestinas explicam que as 13 canções do álbum lançado em 2020 sinalizam um caminho e quem o percorre vai, aos poucos, conhecendo melhor a banda, suas bandeiras de luta e seu modo de fazer arte. “É um álbum conceitual e algumas paisagens podem ser reconhecidas ao longo da travessia. Vozes ecoando inquietações feministas numa perspectiva interseccional; dores, abusos e denúncias por uma sociedade mais justa; formas de amar fora dos padrões hetero-cis-normativos, gritos de luta e resistência. E como a jornada é transformadora, os passos de quem a aprecia vão construindo, de forma autônoma, suas próprias veredas libertadoras”, concluem.(Foto: Mari Moura)

Instagram: @bandaclandestinas

Facebook: @bandaclandestinas

YouTube: CLANDESTINAS

E-mail: bandaclandestinas@gmail.com

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES