Coma maçãs. Porque ela é funcional? Porque é a fruta da estética? Porque é orgânica? Porque passou no programa de televisão? Não. Coma maçã porque é uma fruta, tem fibras, sais minerais e vitaminas. Se for orgânica excelente, se não for, tudo bem! Por um motivo ou por outro, não deixe de comer maçãs!
Não pense porque seu dinheiro compra apenas o básico que você não pode ter uma alimentação saudável e nutritiva e dentro dos nossos hábitos culturais.
Não tenha vergonha porque come arroz, feijão, ovos fritos e salada de tomate. Não se intimide porque gosta de carne vermelha ou que é vegetariano.
Sem estresse porque de manhã você gosta de comer um pãozinho francês com margarina ao invés de tapioca, e não troca o café com leite por chá de hibiscos. E ótimo quem gosta da tapioca e do chá de hibiscos.
O meu compromisso, como profissional da saúde, é com o bem estar e qualidade de vida das pessoas, assusta-me as “bandeiras” levantadas em torno da alimentação. As leis continuam as mesmas: Quantidade, qualidade, harmonia e adequação.
É importantíssimo ter uma alimentação saudável, consumir frutas e verduras, beber água, controlar a ingestão de gorduras saturadas, moderar o açúcar refinado e também os adoçantes, mastigar bem e praticar uma atividade física que lhe traga alegria.
O alimento é sagrado, pelo menos aprendi assim desde muito pequena, preste atenção do que está posto a mesa. Não é porque tem quinoa na salada ou aveia na massa do pão que você está salvo. Não te aborreças porque o teu dinheiro não dá para comprar pão de centeio ou até mesmo porque o teu paladar não aceita trigo serrano. Compre o pão que cabe no bolso, no estômago e principalmente no psicológico.
O que eu acho do Goji Berry? Nada contra. Mas, como boa brasileira, prefiro a banana, o açaí, o abacate, a uva, a manga. Oriento e trabalho o máximo pela alimentação o mais natural possível, mas, não sou contra a indústria alimentícia. Eu já vi pelo sertão brasileiro o que é não ter acesso à alimentação e criancinhas pularem de alegria por ganharem biscoito recheado. Eu já vi com os meus olhos a desnutrição e barriguinha dura de bichinho, sim, existe e aqui na nossa terra onde nossos bosques têm mais flores.
LEIA TAMBÉM:
Não vamos complicar a alimentação, é muito simples ter uma alimentação saudável e gostosa. Eu desejo que você coma bem, dentro dos teus recursos financeiros, sem neurose, sem discriminação.
E se você tem dinheiro e quer experimentar todos os “berrys” que aparecem por aí, tudo bem! Você tem o direito. Só não se esqueça de sentir-se bem!
Porque afinal, comer é puro prazer. Se não for, algo está muito errado, procure ajuda! (foto acima: lounge.obviousmag.org)
É nutricionista, especialista em qualidade e segurança dos alimentos. Atua na indústria alimentícia e como palestrante. Observadora e pesquisadora de comportamento humano na área da alimentação.