Famosa pelo ritmo envolvente do tango, vinhos saborosíssimos e a carne mais macia do mundo, a Argentina tem muito a ser explorada. E se você quer um roteiro mais alternativo, saindo do circuito Buenos Aires, conheça as cidades de Tigre e Luján. Se tiver um tempo de sobra, acrescente mais um país na sua lista. Com apenas três horas de barco você chega ao Uruguai. Confira abaixo o que ver em cada cidade, e no final do post uma sugestão de roteiros e dicas para você calcular os gastos e programar sua viagem.
Tigre, um lugar repleto de cultura e romantismo – O município de Tigre fica uns 33 km da cidade de Buenos Aires na chamada Zona Norte, nas margens dos rios Tigre e Luján. Entre os atrativos estão o Chinatown, um mercado com muitas variedades artesanais e gastronômicas. O Museo Naval de la Nación exibe diversos atrativos de guerra. Mas com certeza você se encantará com o Museu de Arte de Tigre, que exibe beleza desde o jardim localizado na entrada até as torres. Existem várias alternativas para chegar a Tigre, desde o centro da Cidade de Buenos Aires. Uma delas (e a mais em conta) é pegar o trem da linha Bartolomé Mitre (ramal Tigre), na estação Retiro. A viagem demora de 45 a 50 minutos até chegar o ponto final (Tigre, nas fotos abaixo e principal).
Luján, contato com a natureza e animais silvestres – Para quem gosta de animais e quer ter a oportunidade única de interagir com eles, é um passeio imperdível. Há muitas polêmicas em torno do Zoo Luján, mas o passeio é interessante, os animais bem tratados, e o local reserva uma exposição de carros dos anos 50, ideal para colecionadores.
O Zoológico de Luján fica fora da capital federal, a 67 km de Buenos Aires. Se estiverem em grupo de quatro pessoas, a melhor opção para chegar lá é ir de táxi(40 minutos). Também é possível ir de ônibus, que é tranquilo, como eu fui: leva quase duas horas (eu peguei engarrafamento e levei mais que isso), mas vale a pena. O ônibus é o 57 Rápido, que sai da Plaza Italia em Palermo, e vai em direção a cidade de Mercedes. Atenção que existem vários ônibus 57. Confirme se passa no Zoo de Luján. Compre o ticket na bilheteria que fica ao lado do ponto.
Buenos Aires e os principais pontos turísticos – Apesar de não ser o foco, não dá pra ir à Argentina e não visitar os principais e tradicionais pontos de Buenos Aires. O Teatro Colón, a Plaza De Mayo e a Casa Rosada. São lugares repletos de história e lugares lindos para fazer muitas selfies (risos).
La Caminito, no La Boca – Para os amantes do futebol, o La Bombonera, oficialmente conhecido como Estádio Alberto J. Armando, do Club Atlético Boca Juniors, não pode ficar fora do roteiro. O bairro é uma mistura de culturas e ritmos. Nos restaurantes é comum apresentações de tango e interação com o público, já que os músicos passam de mesa em mesa para tirar os clientes para dançar. Um lugar muito agradável para sentir o “ritmo” do subúrbio da Argentina (abaixo).
Saavedra, Distrito Federal – Um barzinho alternativo – O bairro é charmosíssimo e merece uma visita. Mas, o destaque deste local é um bar totalmente alternativo, o AntiDomingo. Por lá a música é de primeira qualidade e são servidas as melhores empanadas da Argentina, sem contar na decoração que é totalmente rústica e ao mesmo tempo aconchegante. Um lugar perfeito para fazer boas amizades.
Algumas curiosidades – O transporte na Argentina é muito barato, com 2 pesos argentinos (média de R$ 0,42) é possível circular de uma cidade para outra (viagens de até 40 minutos).
O vinho é saboroso e barato. Mas, por incrível que parece, os vinhos mais baratos foram encontrados na rede de supermercados Carrefour, muito comum por lá.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS DICAS DA CON
As refeições são compostas de carne e salada, e o pão é o principal acompanhamento.
Nos restaurantes o couvert chega a ser mais caro do que o próprio prato principal.
O melhor lugar para comprar alfajor e lembracinhas é o La Caminito. Tem mercadorias para todos os gostos e bolsos.
Como planejar o seu roteiro:
- Faça uma planilha contendo os pontos turísticos que deseja conhecer.
- Pesquise no Google os preços dos ingressos para ter ideia do quanto vai investir
- Dá pra incluir uns três passeios por dia, lembre-se de incluir no roteiro os gastos com transporte. Fique de olho nas promoções das companhias aéreas (em baixa temporada os preços caem pela metade)
VEJA
IRLANDA, TERRA DE BELEZAS NATURAIS E BOAS CERVEJAS