Como parte das ações do Mês da Consciência Negra 2025 em Jundiaí, a programação da Sala São Paulo-Minas do Espaço Expressa terá exibições gratuitas de filmes temáticos. A entrada será gratuita e por ordem de chegada, conforme a classificação etária de cada obra. No final de semana da Consciência, a programação trará duas sessões, que integrarão também o Festival Baobá, realizado pela SMCULT e a Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes).
A estreia ficará por conta de “Kasa Branca”(foto principal), de Luciano Vidigal, na quinta-feira (06), às 19h. O filme deste ano conta a história de Dé, um adolescente negro da periferia de Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer.

Para a sexta-feira (21), às 17h, a programação traz “Barravento”(acima), de 1961. Primeiro longa-metragem dirigido por Glauber Rocha, a história retrata uma vila de pescadores afrodescendentes na Bahia, onde se mantém antigos cultos ligados ao candomblé.

Já no sábado (22), às 10h, será exibido “O Sonho de Clarice”(acima), de Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho. Lançado em 2023, o filme conta a história de Clarice, uma menina esperta que demonstra toda a sua capacidade criativa ao precisar lidar com a morte de sua mãe.

E para finalizar o mês, a programação traz na quinta-feira (27), às 19h, “Sinhá Moça”(acima), clássico do cinema brasileiro de Tom Payne, de 1953, que retrata o período abolicionista.
MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM JUNDIAÍ SERÁ UM CHAMADO À AÇÃO
Oficina – No sábado (08), a programação Pontos MIS realiza também na Sala São Paulo-Minas de cinema a oficina “Roteiro para Super-Herói”. A atividade – a ser realizada das 9h30 às 13h30 – é gratuita, para os 25 primeiros inscritos por meio de formulário on-line. O objetivo da oficina é criar personagens e histórias de formação de personagem de super-herói. A mediação ficará por conta do roteirista e diretor Newton Cannito, que é doutor em Cinema pela USP, autor de livros de referência no ensino de roteiro (como “Manual de Roteiro” e “A televisão na Era Digital”), autor dos filmes “Silvio” e “Alô Alô Terezinha” e das séries premiadas “9mm”, “Unidade Básica” e “Z4”, e diretor de “Magal e os Formigas”. Os detalhes das programações dos Pontos MIS podem ser consultados na Agenda Cultural.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÃO











