Conselho de Educação concorda com fechamento de EMEB

conselho de

O Conselho de Educação de Jundiaí se manifestou favoravelmente a respeito do fechamento da EMEB Américo Mendes, no bairro dos Fernandes. Segundo texto publicado na Imprensa Oficial (IO) do último dia 25, os estudantes serão transferidos para EMEB Professora Maria Angélica Lorençon, no Corrupira. Conselheiros estiveram nas duas escolas e concluíram que a reorganização será benéfica, apesar das reclamações de alguns pais. O texto recomenda que a Prefeitura assegure vagas e transporte para os estudantes, o que já foi garantido pelo Poder Executivo.

A transferência dos alunos estava prevista para o próximo mês. Porém, de acordo com o Conselho Municipal, foi antecipada para outubro atendendo solicitação do Ministério Público. A EMEB Américo Mendes fica na avenida Santo Ceolin e funciona desde 1989. Atendia 121 alunos. Destes, 35 irão para o sexto ano em 2024. Quatorze ingressarão no primeiro ano, ampliando a redução da demanda da unidade de ensino. Os motivos para o fechamento são: falta de projeto de reforma para a escola, considerando a inviabilidade em razão da área do imóvel, já que o terreno não comporta um novo prédio; não existe a possibilidade de instalação de uma quadra, ou miniquadra; não é possível realizar obras de acessibilidade; a cozinha da escola é inadequada para a melhoria da merenda escolar e a implantação do Projeto “Hora Certa”; o imóvel não possui espaços para brincadeiras, recreação e aulas de educação física; não existem espaços para os elementos do programa “Escola Inovadora”, como área para areia, água, fogo, escalada, horta escolar e outros e, por fim, não existem espaços para a metodologia do “Desemparedamento da Escola”

CLIQUE AQUI E LEIA, NA ÍNTEGRA, A DECISÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO(a partir da página 91)

Os conselheiros também estiveram na EMEB Professora Maria Angélica Lorenço, que fica ao lado do Parque do Corrupira. Segundo eles, a unidade possui capacidade para absorver toda a demanda gerada pela reorganização da outra escola, e ainda disponibilizar vagas para o ano de 2024. “Esta EMEB tem excelente espaço para atender os estudantes e permite a criação de melhores oportunidades pedagógicas. A escola está passando pela instalação dos elementos do programa “Escola Inovadora”, melhorias gerais na ambiência e encontra-se em fase de elaboração de projeto de engenharia de reforma e ampliação. Além de se destacar por desenvolver projetos pedagógicos de qualidade, como a criação das abelhas sem ferrão, servindo de laboratório de pesquisa para os estudantes. Atualmente, a EMEB Américo Mendes possui um IDEB abaixo da meta prevista. Por outro lado, a EMEB Maria Angélica Lorençon apresenta um IDEB próximo da meta estabelecida. Na Avaliação de Fluência Leitora (avaliação externa para os segundos anos), a EMEB Professora Maria Angélica Lorençon está em primeiro lugar das 46 escolas do município, com mais de 90% dos alunos leitores fluentes. Estes dados sugerem que existe uma relação entre o desempenho dos estudantes e a oferta de oportunidades para o desenvolvimento das propostas pedagógica”, informa o texto publicado na Imprensa Oficial.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES