CONSIGNADOS: 33% dos atendidos pelo Procon caíram em golpes

consignados

O Procon de Jundiaí realizou, na semana passada, ação para alertar sobre os golpes de empréstimos consignados. A unidade do Procon Móvel ficou na praça Governador Pedro de Toledo, bem no centro da cidade. A ênfase da campanha eram os idosos, considerados como grupo ‘hipervulnerável’. De janeiro a agosto deste ano foram registradas cerca de 300 reclamações relacionadas a golpes deste tipo. Já na campanha ocorrida nos dias 5, 6, 8 e 9 últimos, foram atendias 150 pessoas, sendo 50 delas foram vítimas de empréstimos consignados, ou 33% do total. O Jundiaí Agora entrevistou a chefe do Procon, Valéria Tavares Alcântara(foto). Confira:

Qual o balanço da ação?

A ação foi positiva. Durante a semana conseguimos abordar diversas pessoas que passavam pelo centro, entre elas idosos e também a população em geral. Atendemos cerca de 150 pessoas, sendo 40% de idosos, ou seja, 60 pessoas.

Quais as orientações mais buscadas?

Dívidas em geral, como cartão de crédito e compras; pedidos de renegociações de dívidas; empréstimos consignados e restrições em órgãos de proteção ao crédito. Em relação aos consignados, os consumidores foram orientados a colher a documentação necessária junto a instituição previdenciária (extrato de consignado) e também a instituição bancária (extrato mensal do recebimento), para comprovar a indevida disponibilização de valores em conta bancária.

Muitas pessoas de golpes dos consignados?

Dos atendimentos realizados nos quatro dias de atividades, em torno de 50 pessoas.

O que o Procon fará com as reclamações?

O órgão orientou as possíveis vítimas a buscarem informações complementares junto aos outros órgãos/instituições bancárias e, após, comparecer à sede do Procon para o registro das reclamações, também irão até as delegacia de polícia da cidade e farão boletins de ocorrência.(Foto: TVTEC/Youtube)

Aniversário da CIJUN – A Companhia de Informática de Jundiaí completa no próximo dia 19, 31 anos, com um dos cases mais reconhecidos da empresa: o APP Municipal. Implantado em 2017, o aplicativo nasceu para facilitar a vida do cidadão. Hoje, com mais de 130 funcionalidades, é um dos APPs mais completos desenvolvidos para a comunicação entre o munícipe e a administração pública. Os números impressionam: 151 mil downloads e mais de 6,5 milhões de acessos até este mês.

Por conta desse trabalho, as plataformas e sistemas de tecnologia da informação, desenvolvidos pelo time da CIJUN, estão sendo replicados, agora, em cidades da região metropolitana de Jundiaí, como Cajamar, Itupeva, Franco da Rocha,Louveira e Itatiba. Além do aplicativo, ferramentas de aprovação de projetos e obras, de gerenciamento de projetos, de agendamento de consultas e vacinação, de fomento à economia local, de videomonitoramento, wifi públicos e muito mais, fazem parte do portfólio da CIJUN.

Hoje, a Companhia é ainda responsável por 17 prêmios no setor, 384 sistemas desenvolvidos, 64 sites, mais de 30 hotsites colocados no ar, 400k de fibra óptica interligando todos os prédios públicos de Jundiaí e mais de 90 pontos de wi-fi públicos.

“Nos tornamos referência, com muito orgulho! No entanto, temos que avançar ainda mais na prestação de serviço e na agilidade da administração pública. Novos projetos estão vindo aí, novos caminhos estão sendo abertos e, as mudanças devem continuar em uma velocidade assustadora”, acredita o presidente da Companhia, Amauri Marquezi.

“A CIJUN é uma qualificada companhia que temos no estado de São Paulo e no Brasil e seu papel é prestar um serviço de qualidade. Graças a ela, deixamos de ser um governo analógico”, reforça o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Cidade Inteligente – Jundiaí, hoje, é reconhecida como uma das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil. “Um Governo Digital é aquele que coloca as pessoas em primeiro lugar e, portanto, estamos nos concentrando no que as pessoas precisam nesses tempos de mudanças rápidas”, salienta Marquezi, lembrando que nos últimos anos, Jundiaí ficou na quarta colocação no cenário do Estado de São Paulo como Cidade Inteligente. O ranking avalia dados de 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, com objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no território nacional.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES