O Jundiaí Agora – JA – publicou há algumas semanas matérias baseadas nos dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre o número de furtos e roubos de veículos na cidade. Para se ter ideia, nos primeiros quatro meses deste ano, Jundiaí sozinha teve mais carros furtados do que todas as cidades da região juntas. Se os ladrões estão agindo tranquilamente, os donos dos veículos precisam se precaver. E, além dos cuidados comuns como alarmes e travas, a opção lógica é contratar um seguro. Helmut Medeiros, sócio proprietário da Hepsane Corretora de Seguros, afirma quem em Jundiaí a maioria dos furtos ocorre nas proximidades de faculdades. Com 16 anos de profissão, ele diz que ainda há muita gente que tenta dar o golpe do seguro. Leia a entrevista:
Como avalia este grande número de furtos de veículos em Jundiaí?
O número de roubos e furtos de veículos aumentou não só em Jundiaí como em outras cidades do Brasil, em virtude da crise econômica em que o país está enfrentando.
As seguradoras tem alguma explicação ou Jundiaí está na média de cidades do mesmo porte?
Jundiaí cresceu bastante nos últimos anos e por consequência, os furtos e roubos têm aumentado. Creio que a cidade precisa se preparar melhor para esse tipo de situação. Já existem alguns projetos em desenvolvimento por parte das seguradoras para coibir esses crimes.
SAIBA O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS DA SSP SOBRE OS FURTOS E ROUBOS DE VEÍCULOS NA CIDADE:
SOZINHA, JUNDIAÍ TEM MAIS FURTOS DE VEÍCULOS DO QUE TODAS CIDADES DA REGIÃO JUNTAS
ROUBOS DE VEÍCULOS: JUNDIAÍ 115 X 120 REGIÃO
As corretoras se preocupam com o destino dos carros e o perfil dos ladrões?
Em 2014 entrou em vigor a Lei do Desmanche, onde é obrigatório codificar todas as peças que são comercializadas em desmanches, através de uma etiqueta com o histórico do carro onde mostra a origem do veículo. Com isso, além do consumidor ter a procedência legal daquela peça que está adquirindo, o intuito principal é diminuir a comercialização ilegal de peças automotores e consequentemente o furto e roubo desses veículos.
Vocês sabem quais são os locais onde ocorrem mais furtos em Jundiaí?
O grande índice de furtos dos veículos ocorre em ruas próximo as faculdades, pois os carros ficam vulneráveis por um horário pré-determinado, que é quando a vítima está no horário de aula. (foto abaixo meramente ilustrativa/www.revistaapolice.com.br)
Ainda há gente que quer aplicar golpe na seguradora? Como conseguem identificar estas pessoas?
Infelizmente ainda há muitas tentativas de fraudes nas seguradoras, e isso é muito ruim para o consumidor em geral, uma vez que o seguro tem por base o mutualismo. Mas todas as seguradoras operam com sindicâncias quando há suspeita de fraude. E a fraude não é apenas no roubo de carro, mas quando há omissão de informação de condutores jovens, por exemplo, ou até mesmo o acordo de pagamento de franquia quando o responsável pela colisão não tem seguro e pede para acionar a apólice da pessoa que sofreu a batida. Tudo isso é considerado fraude e é preciso tomar muito cuidado pois a indenização pode ser recusada.
O preço do seguro em Jundiaí é mais alto em relação às outras cidades?
A subscrição do seguro de automóvel leva em consideração alguns fatores como: fabricante/reposição de peças, perfil do condutor, qual a utilização do veículo, índice de sinistralidade na região, entre outros. No entanto, Jundiaí está na média de preço das cidades do interior do Estado de São Paulo.
Para quem mora em Jundiaí e tem carro, quais dicas dá na hora de procurar um seguro?
A dica é sempre procurar um corretor de seguros, pois é o único profissional habilitado e que certamente dará a orientação adequada ao contratar um seguro.
A Hepsane Seguros fica na avenida Jundiaí, 1400, Anhangabaú. www.hepsaneseguros.com (11) 4087 1087