DANÇA: Seleção não levou a sério missão de ganhar a Copa?

copa

É isso aí. O Brasil está fora da Copa do Mundo do Qatar e ficará lambendo suas feridas por mais quatro anos. Os grandes favoritos a conquistar seu sexto título na aposta futebol, os homens de Tite sofreram uma derrota chocante nas quartas-de-final nas mãos da Croácia finalista de 2018 – perdendo nos pênaltis para os europeus.

A seleção nunca impressionou realmente no Oriente Médio, com vitórias pouco inspiradoras sobre a Sérvia e a Suíça antes de sofrer uma derrota chocante para a nação africana Camarões no último jogo do Grupo G – isto foi, é claro, até que eles se voltaram ao estilo contra a Coreia do Sul na primeira rodada dos mata-matas.

Do ponto de vista futebolístico, foi difícil olhar além da natureza impressionante em que o Brasil despachou a Coréia do Sul em seu confronto de oitavas de final – derrotando a nação asiática por 4-1 graças a uma enxurrada de gols de Vinicius Junior, Neymar, Richarlison e Lucas Paqueta no primeiro tempo.

Mas a maneira como eles literalmente dançaram até a vitória no Estádio 974 foi demais para alguns. Depois de cada um dos quatro gols da Seleção, o técnico Tite até se envolveu na comemoração do gol de Richarlison e do terceiro gol do Brasil na partida – juntando-se à dança do ‘Pombo’ com seus jogadores.

Enquanto era visto como um jogo leve pela maioria, outros chegaram ao ponto de marcar o desrespeito à Coreia do Sul adversária ou até mesmo questionar a seriedade com que esta seleção brasileira estava levando a sério a tarefa de acabar com a espera de 20 anos de sua nação por aquele esquivo e recordista sexto título da Copa do Mundo no Oriente Médio.

O irlandês Pundit Roy Keane, que apesar de ser conhecido por sua simples conversa nos canais britânicos Sky Sports e ITV, foi um dos críticos mais duros da Seleção – afirmando que ele “não podia acreditar no que estava assistindo” quando eles falavam sobre o jogo no estúdio no intervalo.

“Não posso acreditar no que estou assistindo, é como assistir Strictly (Come Dancing)”, disse o ex-República da Irlanda e meio-campista do Manchester United.

“Eu não gosto disto”. As pessoas dizem que é a cultura deles. Mas eu acho que isso é realmente desrespeitar a oposição. São quatro objetivos, e eles estão fazendo isso sempre.

“Eu não me importo tanto com a primeira jogada, é a seguinte, e o gerente se envolve. Eu não estou feliz com isso. Não acho que seja nada bom”.

As comemorações dos jogadores são uma coisa, que é tudo parte do jogo e você não pode realmente tentar, como Vini Jr e Neymar, comemorar seus respectivos objetivos – isso sugaria a diversão completamente para fora do jogo quando já temos VAR para fazer isso.

Mas Keane pode ter um ponto sobre o envolvimento do gerente. Há um argumento de que Tite foi um pouco desrespeitoso com seu número oposto naquela instância.

Por outro lado, no entanto, esta foi a fase eliminatória da Copa do Mundo e as emoções vão estar em alta. O gol de Richarlison quase confirmou o lugar do Brasil nas quartas de final, e parece que ele talvez tenha sido pego no momento.

Tite bateu de volta, dizendo: “Não há interpretação a não ser felicidade no gol, felicidade para a equipe, felicidade para o desempenho”.

“Não houve desrespeito pela oposição nem pelo (treinador da Coréia do Sul) Paulo Bento por quem tenho muito respeito”.

“Tentamos nos adaptar às características dos jogadores. Eles são muito jovens e eu tento me adaptar um pouco à sua linguagem e parte da linguagem deles é a dança”.

A dança e o show boating são duas das coisas pelas quais o Brasil é famoso, e eles combinaram ambas com um desempenho excepcional. Mas não haverá movimentos de samba nas quartas de final, já que a Croácia acabou com suas esperanças.

As semifinais agora verão a Croácia enfrentar a Argentina inspirada no Lionel Messi, enquanto os atuais campeões mundiais tentarão impedir que o Atlas Lions se torne a primeira nação africana a vencer a Copa do Mundo – o que se espera que os Bleus façam de acordo com as odds França x Marrocos(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES