COROLLA híbrido flex: Como um carro de verdade deve ser

COROLLA

Ele ainda é um carro caro para o padrão de consumo da grande maioria, mas o novo Toyota Corolla Hybrid é o primeiro passo para o futuro dos nossos automóveis aqui no Brasil.

Hoje, a oferta de carros híbridos no Brasil ainda é muito pequena e só se encontram para vender modelos mais luxuosos, que são importados… E com o dólar nas alturas a tendência, pelo menos por enquanto é que eles ainda não sejam tão populares como já acontece nos Estados Unidos e na Europa.

Mas o novo Toyota Corolla começa a romper essa resistência e se torna o primeiro híbrido, ou seja, que une motores a combustão e elétricos, feito aqui no Brasil. Por enquanto, o conjunto de baterias e o sistema híbrido são importados lá do Japão, mas a gente torce para que aos poucos o mercado e as fabricantes despertem e popularizem essa tecnologia por aqui.

Entre os híbridos disponíveis no mercado, o novo Corolla é o mais barato, não que seja uma pechincha pagar entre R$ 120 mil e R$ 130 mil, valor cobrado pela versão completa do modelo. Mesmo assim, o Corolla híbrido já é o mais vendido dentro de sua categoria.

Plataforma Modular – O novo Toyota Corolla é um carro totalmente novo graças à plataforma modular TNGA, que é compartilhada com o Prius e o novo RAV4. A principal característica dessa nova geração, além da estrutura mais firme é o centro de gravidade mais baixo, o que melhorou o comportamento dinâmico do sedã. Contribui também a nova suspensão traseira, independente e com braços duplos.

Durante uma semana a equipe do AutoMotori avaliou o novo Corolla AltisHybrid Premium, a topo de linha do sedã. Ao contrário do irmão que usa o motor 2.0, com 177 cavalos, a versão híbrida vem equipada com três motores: dois elétricos, que geram 72 cavalos e um a combustão 1.8 flex, com 101 cavalos de potência. Assista ao vídeo e entenda como funciona o sistema híbrido do novo Corolla Hybrid Flex:

Apesar do conjunto, a versão híbrida é mais fraca se comparada ao Corolla de 2 litros. Mas se ele perde um pouco no desempenho, devolve com juros quando o assunto é consumo de combustível. Segundo dados do Programa de Etiquetagem Veicular (PBE), do Inmetro, o consumo médio do Corolla Híbrido é de 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade, com gasolina e de 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade rodando com etanol.

Não, você não leu errado não… normalmente os carros híbridos são mais econômicos na cidade, onde usam com mais frequência os motores elétricos do que na estrada.

Bom, apesar dos números oficiais, nós conseguimos fazer médias de até 18 km/l na cidade rodando com etanol. E quando resolvemos dirigir sem exigir demais do acelerador e aproveitando todo e qualquer tipo de embalo, foi possível rodar por alguns trechos na cidade apenas com eletricidade, o que fez as marcas de consumo alcançarem cifras inimagináveis como 70, 80 km/l! Mas só em trechos curtos, em terreno mais plano. Mesmo assim, surpreendente!

Um sonho dos amantes da tecnologia – A nova geração do Toyota Corola híbrido traz um pacote de tecnologia de tirar o fôlego que vai além do espetáculo proporcionado pelo funcionamento perfeito e sincronizado dos 3 motores, que aliás você acompanha em temo real pela tela de 8 polegadas no painel. O baile na concorrência, leia-se aqui o rival Civic, da Honda, começa com o sistema Toyota Safety Sense (TSS), que traz vários assistentes de condução semiautônomos. Não chega a ser a experiência de dirigir um Tesla, mas o pacote, de série nas versões Altis, traz confortos como o controle de cruzeiro adaptativo que permite definir a distância que você quer ir do carro que está à sua frente numa rodovia ou numa longa avenida sem precisar se preocupar em pisar nem no acelerador e muito menos no pedal do freio.

Assim como o Chevrolet Cruze, o Corolla também conta com o Assistente de Permanência em Faixa, que corrige o volante toda vez que você está prestes a invadir a faixa. E sabe quando você está naquela estrada mal iluminada e precisa baixar o farol alto toda vez que vem um carro no sentido contrário? O Corolla detecta a luz do outro veículo e baixa o farol antes de incomodar o outro motorista, tudo isso sem você precisar intervir.

A cereja no bolo da segurança é o sistema de frenagem automática de emergência, que para o carro caso ele detecte que você se distraiu e estar prestes a bater no carro da frente que parou. De quebra, ele ainda emite com alerta de colisão antes de assumir o controle dos freios.

Que assim seja! Bom, se a gente for descrever aqui todos os detalhes, que vão das belas linhas da carroceria, o excelente acabamento interno e o conforto, precisaríamos de muitas e muitas páginas.

O resumo da ópera é o seguinte: um carrão para quem busca tecnologia, segurança, conforto, adora rodar numa máquina bonita, não abre mão da qualidade de um Toyota e, no caso do híbrido, é um amante apaixonado pela economia e o meio ambiente.

Por essas e por outras, eu que já era um fã do Corolla, agora me transformei num fervoroso devoto desse projeto de sucesso. Santa Toyota! ©Joaquim Rimoli | AutoMotori

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