Japão enfrenta coronavírus sem PÂNICO, diz jundiaiense

PÂNICO

A situação de alerta causado pelo coronavírus não é exatamente uma novidade para Marcelo Youshio Murata Hashimoto. O jundiaiense mora há 29 anos no Japão. E diariamente convive com riscos de catástrofes naturais como terremotos, tsunamis e tufões. “Todo ano tem uma “epidemia” de influenza que pega milhões de japoneses”, informa. Devido à rotina, Marcelo afirma que por lá as pessoas enfrentam a doença sem pânico e sem alarde.

O Governo do Japão, conta o jundiaiense, vem informando todas as províncias de como proceder em caso de suspeita de contaminação. “No meu Estado só teve um caso até agora. Não conheço a pessoa. Aqui, o influenza está bem controlado devido às vacinas. Eu mesmo já tive em anos alternados. Medo todos têm. Mas os japoneses tem muita discrição nestas horas”, explica.

Sobre o uso de máscaras, Marcelo informou que isto já se tornou um hábito. “Aqui, quando a pessoa está resfriada, usa este acessório para evitar o contágio. Todos têm disciplina e educação. A novidade é que por conta do coronavírus, as máscaras estão em falta nos mercados e farmácias”, revelou.

Lá, como aqui, existem fake news. E neste final de semana, os japoneses ficaram preocupados com informação que circulou na internet de que os lenços e papel higiênico são produzidos na China, foco inicial do coronavírus. O governo divulgou que a produção destes produtos ocorre no território japonês e o pânico foi contido.

“Uma grande preocupação é que as montadoras de automóveis estão paralisando a produção por falta de peças que vêm da China. Japoneses e brasileiros estão sendo obrigados a tirar férias por tempo indefinido”.(Foto: Toshiki Sasazu/Nikkei Asian Review)

VEJA TAMBÉM

COMO CHEGAR AOS 100 ANOS?  GINECOLOGISTA DÁ DICAS. VEJA VÍDEO

SPEED: NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, INGLÊS EM APENAS 18 MESES

SETE DICAS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA PARA VOCÊ BOMBAR NOS ESTUDOS

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI