Cenário Econômico – Mais um corte na SELIC, o fim de um ciclo

Selic – O Banco Central através do Copom (Comitê de Politica Monetária) decidiu cortar em 0,25 pontos percentuais a SELIC para 6,75% na última quarta feira. É a décima primeira redução consecutiva, atingindo a menor taxa de toda série histórica do BC iniciada em 1986.

Fim de ciclo – Apesar de divulgar a menor inflação para um mês de janeiro (0,29%) desde a criação do Plano Real, é quase unanimidade entre os gestores do mercado financeiro que chega ao fim o ciclo de baixa da SELIC. De 38 instituições ouvidas, 34 delas acreditam que é o último corte da nossa taxa básica de juros.

Bolsa em NY – Tensão é a palavra para a bolsa americana. A alta volatilidade da bolsa de Nova York sugere cautela aos investidores. Nas duas últimas semanas tivemos um forte recuo, devolvendo os ganhos acumulados nos últimos dois meses. O destaque ficou para o pregão de segunda feira (5), onde tivemos a maior desvalorização em pontos (1175) do Dow Jones da história.

Os investidores desencadearam uma onda vendedora diante de sinais de aumento de inflação nos EUA e possível aumento dos “yields” das Treasuries (títulos públicos do governo americano).

Ibovespa – O cenário refletiu em nossa bolsa. Temos mais de 3% de desvalorização do Ibovespa nessa semana, acumulando perdas de 4,16% no mês às 11:45 dessa sexta feira (09).

Após o fechamento do pregão de hoje, voltaremos a negociação no nosso mercado só na quarta feira às 13 horas devido ao carnaval.

LEIA

COMÉRCIO FUNCIONARÁ ATÉ 18 HORAS DESTE SÁBADO DE CARNAVAL

Petróleo – Segue em queda pela sétima sessão consecutiva, tivemos uma desvalorização perto de 10% nesses últimos pregões. Às 11:57 o WTI para março, se desvaloriza 0,92% em U$ 60,59 na Nymex e o Brent para abril cai 0,65% em U$ 64,39. (ilustração: www.daily-sun.com)


DIOGO YAMASSAKE

Profissional do Mercado Financeiro certificado pela Comissões de Valores Mobiliários(CVM) e PQO BM&F Bovespa. Contato: diogo.yamassake@wiseadvisors.com.br