Se engana quem acha que na Itália se fala apenas o italiano. Uma das curiosidades da península itálica é a grande variedade de dialetos, divididos em quatros grupos principais: Setentrional, Central, Meridional e Sardo. E é no grupo dos dialetos setentrionais, onde estão o lombardo, o lígure, o firulano, o famoso veneto e o piemontese, o dialeto falado na região do Piemonte, que vem a primeira inspiração para um carro revolucionário. Calma! O editor não se enganou e publicou um tratado sobre linguística… Esse “nariz de cera”, que é como nós jornalistas chamamos uma longa introdução de um texto, tem um motivo: explicar a origem do nome de um lendário superesportivo da Lamborghini: o Countach (pronuncia-se: cunták).
Esse supercarro, lançado há 50 anos no Salão do Automóvel de Genebra era revolucionário. Suas linhas arrojadas e futuristas foram criadas pelo gênio do design italiano Marcelo Gandini, que na época trabalhava para o Estúdio Bertone. O Countach estreou as portas do tipo tesoura, que hoje ganharam o apelido de Lambo Doors. Elas abriam-se para cima e para frente para auxiliar nas manobras com o carro, que sacrificava a visibilidade em nome das formas aerodinâmicas.
E onde entram os dialetos italianos nessa história??? No nome! Ele foi o primeiro carro da Lamborghini a romper com a tradição de usar nomes de touros e de grandes ícones das touradas espanholas, uma das paixões do fundador da marca Ferrucio Lamborghini. O nome é uma expressão típica do dialeto piemontês, falado na região ao noroeste da Itália, e que significa esplêndido, magnifico.
Esplêndido! O Lamborghini Countach foi tão marcante para a história da Lamborghini que, para celebrar os 50 anos do lançamento do modelo, decidiu reviver essa lenda. O novo Countach LPI 800-4, que terá produção limitada a apenas 112 unidades, faz uma releitura das linhas desse clássico e traz o que há de mais moderno na hora de acelerar. O projeto repete o uso do motor V12 aspirado só que desta vez com tecnologia híbrida.
Countach, o patriarca do design moderno – O Lamborghini Countach LPI 800-4 é facilmente reconhecível como o descendente do Countach original.
A silhueta distinta do Countach com uma linha marcante que vai da frente para a traseira, se caracteriza pelos ângulos e linhas agudos e o característico formato de cunha. Essas linhas inovaram o design dos superesportivos modernos.
Na releitura feita pelos designeres da Lamborghini foi mantida a personalidade do projeto original e transporta o carro para o futuro, numa rara e feliz interpretação.
200 km/h em 8,6 segundos! O motor Lamborghini V12 de 6,5 litros, produzindo 780 cavalos, é combinado com um e-motor de 48 volts montado diretamente na caixa de câmbio, fornecendo 34 cavalos extras para resposta imediata e maior desempenho.
A força combinada desse conjunto híbrido produz impressionantes 814 cavalos, distribuídos permanentemente para as quatro rodas. Com isso, o novo Countach é capaz de acelerar de 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos, apenas 8,6 segundos para chegar aos 200 por hora e alcançar a velocidade máxima de 355 km/h.
O chassi monocoque e todos os painéis da carroceria são em fibra de carbono, garantindo leveza e rigidez de torção excepcionais.
As rodas do novo Countach, de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira, também homenageiam o carro original. Elas repetem o estilo ‘telefone’ dos anos 1980, e são equipadas com discos de freio de cerâmica de carbono e calçadas com pneus Pirelli P Zero Corsa.
Os proprietários desta edição limitada e exclusiva do Countach LPI 800-4 podem escolher entre uma variedade de opções de pintura externa, incluindo cores sólidas, como o icônico Impact White, Giallo Countach e Verde Medio, que eram exclusivas do Countach original.
E para completar a homenagem ao mito, o sistema multimídia de 8,4 polegadas, além de gerenciar os controles do carro, inclui uma tecla exclusiva intitulada ‘Stile’, que é design em italiano. Ao pressionar essa tela o sistema exibe um vídeo exclusivo, contando detalhes da filosofia de design Countach para seu público privilegiado.
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O preço oficial ainda não foi divulgado, mas já se fala que ele custará pelo menos 3 milhões de euros, quase 19 milhões de reais. Uma pechincha para o endinheirado público que consome esses superesportivos, que não perdem a oportunidade de ter uma joia como essa decorando a garagem. ©Joaquim Rimoli | Automotori 2021
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