Um dos maiores problemas sociais que mais afetam a população é o crack. Pensando nisso, o Governo Federal lançou em 2011 o programa “Crack é Possível Vencer” que envolve ações e equipamentos de combate ao tráfico ao mesmo tempo que assegura ações de assistência social e de saúde.
Participei em São Paulo, em 2013, de uma apresentação do programa juntamente com prefeitos de grandes cidades do Estado. Jundiaí aderiu ao programa e foi contemplada em 2014. Criamos um comitê integrado por representantes de diversas áreas sociais e de segurança. Paralelamente aumentamos o efetivo da Guarda Municipal contratando 128 novos guardas, uma medida que há muitos anos não ocorria.
LEIA OUTROS ARTIGOS DO EX-PREFEITO PEDRO BIGARDI
O DEBATE POLÍTICO E O AMBIENTE DEMOCRÁTICO NAS REDES SOCIAIS
A PEGADINHA DOS RADARES FEITA PELA ATUAL GESTÃO
JARDIM SÃO CAMILO, A ESPERANÇA VIRANDO REALIDADE
NA EDUCAÇÃO DE JUNDIAÍ, DEMORA E MUITA FRUSTRAÇÃO
PARA JUNDIAÍ, AÇÕES QUE VÃO ALÉM DO MANDATO
O GRENDACC, AS PREFEITURAS E A FORÇA DO AGLOMERADO URBANO
SAÚDE, O GRANDE AUSENTE É O GOVERNO DO ESTADO
MEU COMEÇO, O GRENDACC E A PEDRA NO CAMINHO
Com a vinda do programa, 40 guardas passaram por treinamento específico. Importante destacar que, quando assumimos em 2013, havia na Prefeitura um veículo tipo “van” que foi encaminhada ao município para implantação do chamado “Consultório de Rua” e serviria para atendimento social de moradores de rua envolvidos com o crack. O veículo que estava parado passou a funcionar com uma equipe de profissionais contratados que realizam, ainda hoje, um grande trabalho de recuperação das pessoas.
Com a vinda do programa “Crack é Possível Vencer” houve treinamento, capacitação e forte relação com as ações de assistência e saúde.
Jundiaí foi contemplada em 2014 com uma base móvel (um ônibus com câmeras de monitoramento), dois veículos Voyage, duas motocicletas Honda XRE 300 que foram apresentados à cidade na praça da Catedral Nossa Senhora do Desterro. A base móvel está parada atualmente, sem utilização no programa.
LEIA TAMBÉM:
MEIO AMBIENTE EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO E CRISE
GESTÃO E GESTORES: MAQUIAVELISMO DO MARKETING POLÍTICO
A NOVA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA VAI MESMO ECONOMIZAR?
A VILA ANA, OS PADRES, A REURBANIZAÇÃO E O PAPEL DE PÃO
O POETA BELCHIOR, O POETA LATINO-AMERICANO
REFORMAS, MOMENTO, FORMA, CONTEÚDO E ENVOLVIMENTO
Segundo notícia publicada, o programa está desativado (no eixo segurança) desde a posse da atual gestão, uma notícia profundamente ruim considerando que a cidade foi contemplada com recursos, e principalmente pela gravidade deste problema atualmente. Há informações, que precisam ser investigadas, que os leitos específicos, criados no PA Central ainda existem, mas não estariam sendo utilizados.
Não há notícias que o Comitê “Crack é Possível Vencer” esteja em funcionamento e é visível a má vontade da atual gestão com um programa de enorme alcance social e de efetividade na área da segurança pública.
PEDRO BIGARDI
É jundiaiense, 57 anos, engenheiro civil, casado com Margarete e pai de Patricia, deputado estadual (2009 – 2012) e prefeito de Jundiaí (2013 – 2016).