Ícone do site Jornal Jundiaí Agora | Nada mais que a verdade | Notícias Jundiaí e Região, Jornal Jundiaí Agora, Jundiaí Notícias, Atualidades Jundiaí

CREMAÇÃO e tanatopraxia: Estudos concluídos até meados de 2022

cremação

A Fumas(Fundação Municipal de Ação Social) já iniciou estudos técnicos para que o Serviço Funerário de Jundiaí passe a contar com os serviços de cremação de corpos e tanatopraxia. A previsão é de que os levantamentos sejam concluídos até meados do próximo ano. Isto inclui a forma como as novidades serão implementadas: concessão para terceiros ou exploração pela própria Fumas, que administra esta área.

Os estudos – que estão sendo feitos pela fundação – começaram com a aprovação do projeto prefeito Luiz Fernando Machado na sessão da Câmara Municipal do último dia 16. A proposta foi analisada em regime de urgência. O texto do prefeito afirma que existe dotação orçamentária para implantar os dois serviços que, segundo ele, “atenderão a demanda crescente do Serviço Funerário Municipal, além de modernizá-lo e aperfeiçoá-lo”.

“Tais estudos levam em conta, dentre outros critérios, ampla pesquisa de mercado e nível de recursos disponíveis para investimentos. Deste modo, a oferta dos dois serviços poderá ser feita por empresas terceirizadas por meio de processo licitatório ou pela exploração realizada pelo próprio Serviço Funerário Municipal”, explica a Fumas.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO DO PREFEITO QUE PERMITIRÁ CREMAÇÃO DE CORPOS CLICANDO AQUI

Cremação e tanatopraxia – A cremação é a redução do cadáver a pó por meio da queima. Além de diminuir os impactos ambientais, também se mostra uma opção mais econômica do que o sepultamento em columbários ou em sepulturas.

A tanatopraxia é uma técnica que resgata a boa fisionomia do falecido. Trata-se de um procedimento que tem por objetivo preparar e conservar o corpo para a cerimônia fúnebre, evitando, assim, que ocorram decomposições naturais durante a despedida.

Também são oferecidos os serviços de higienização, embalsamento, necromaquiagem e restauração facial. É recomendada principalmente nos casos em que há riscos de vazamento dos corpos e quando é necessário maior tempo de conservação devido a velórios prolongados e viagens.

VEJA TAMBÉM

DÊ UM PLAY E CONFIRA O RECADO DA PROFESSORA MARIA CLÁUDIA, DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

Sair da versão mobile