Cemitério particular planeja CREMATÓRIO. Fumas faz estudos

crematório

O cemitério Memorial Parque da Paz, no bairro do Castanho, teve aprovados estudo e relatório de impacto de vizinhança para instalação de um crematório. O aval foi dado pela Unidade Gestora de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Jundiaí. A informação foi publicada na Imprensa Oficial do Município do último dia 17. Já a Fundação Municipal de Ação Social(Fumas) informou que está concluindo levantamento técnico para verificar a possibilidade de montar um crematório municipal ou contratar uma empresa especializada.

O Jundiaí Agora encaminhou uma série de questionamentos à administração do Memorial Parque da Paz e ainda não obteve retorno. Segundo a publicação da Imprensa Oficial o prédio do crematório terá 1.398,24 m²´. Embora tenha conseguido a aprovação do estudo e do relatório, os responsáveis pelo empreendimento foram alertados para o atendimento das exigências da Cetesb.

“Com relação aos usos pretendidos será esperado insegurança por parte da vizinhança direta do empreendimento uma vez que as atividades são novidade na cidade e há, em geral, o desconhecimento por parte da população com relação a possíveis transtornos, em especial as questões de poluição ambiental. Nesse sentido, será de extrema importância que se observe, no momento do licenciamento das atividades, o atendimento absoluto nas exigências indicadas pelos órgãos competentes ambientais – CETESB – para os usos pretendidos, bem como o acompanhamento constante do funcionamento das atividades, verificando a ocorrência de problemas futuros. As atividades pretendidas são ambientalmente mais adequadas em relação aos sistemas atuais de cemitério”, afirma o texto da Imprensa Oficial(a partir da página 54).

Crematório municipal – A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) informou que está em fase de levantamento de elementos técnicos para verificar a viabilidade do Serviço Funerário Municipal ter um crematório próprio ou abrir processo de licitação para o serviço de cremação ser realizado por uma empresa terceirizada. A escolha dependerá das melhores condições oferecidas.

Jundiaí tem quatro cemitérios: Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora do Montenegro, Parque dos Ipês e Memorial. Os dois últimos são particulares. Hoje, em média, são realizados 240 sepultamento por mês. Em média são 56 por mês no Desterro e 75 no Montenegro. A cidade não atravessa nenhum problema por falta de vagas nos cemitérios, mesmo nos últimos três anos com a pandemia de Covid-19, de acordo com a Fumas.(Foto: amazonasatual.com.br/reprodução)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES